sexta-feira, 20 de março de 2009

Um Exemplo para os Quadrinhos Nacionais

Por Gabriel Guimarães

Tendo se recuperado de uma cirurgia para retirar um coágulo de seu cérebro, o autor catarinense Samicler Gonçalves já está de volta à ativa, com suas mais recentes publicações, Cometa #8 e Grandes Encontros #0. Esse artista realmente me fascina. Seu traço e capacidades criativas são exemplares, mas acima disso, sua superação é algo realmente admirável.

Orgulhoso (e com razão) de ser o criador do herói nacional Cometa, desde 1985, Samicler tem se tornado uma referência para todo artista nacional. Suas habilidades para fazer anatomia e perspectiva são objeto que vale estudo dos aspirantes a desenhistas de quadrinhos. Nos últimos anos, inclusive, foram publicadas algumas edições especiais em que o próprio artista ensina como desenhar o corpo masculino e feminino (felizmente, consegui um deles, apesar da dificuldade de se adquirir material nacional de outro estado brasileiro), além de edições voltadas para ensinar as crianças sobre a importância de se preservar a fauna e a flora nacional.


Esse é outro aspecto que chama a atenção numa análise do artista. Seu sentimento de paixão pela cultura brasileira é algo difícil de se encontrar nos dias de hoje até naqueles envolvidos com o país diretamente. Quase sempre seu super-herói encontra com personagens poderosos da história dos quadrinhos nacionais, como o Topman, o Crânio, o Raio Negro, a Nova, entre outros. Seja o leitor assíduo ou não das publicações nacionais, esse interesse em fazer crescer o potencial dos quadrinhos brasileiros influencia bastante a buscar mais materiais que possam ter a qualidade dos de Samicler.
Tenho certeza de que ele ainda vai conquistar muitos prêmios e reconhecimento nos anos por vir, pois seu esforço e dedicação são algo que me motiva muito a seguir nesse ramo ainda pouco conhecido pelo público de literatura em geral.
Neste ano que seu personagem vai completar 24 anos, tudo que lhe desejo é que Deus sempre lhe guie e lhe dê inspiração para enriquecer nossas mentes com seu conhecimento da cultura brasileira, que não consiste apenas de violência, favela e mata, como a maioria acredita ser de fora do país.
Samicler, muito obrigado pelo seu estímulo através de seu exemplo de vida! Com certeza, seu esforço me motiva a ir sempre adiante, sem nunca abater por nada deste mundo. Espero um dia ter a honra de conhecê-lo pessoalmente.

3 comentários:

Lucas Conrado disse...

Acho que lembro que você comentou que ele estava pra fazer uma cirurgia. Que bom que ele se recuperou e que está de volta a ativa (mesmo eu não conhecendo o trabalho dele).

Sabe qual é um quadrinista que eu acho muito interessante? Lacarmélio.
O cara criou um super-herói, o Celton. Ele cria as histórias, as desenha, as imprime e sai pelas ruas de BH vendendo. Tudo isso sozinho. Bem que você podia falar sobre ele!

E antes que eu me esqueça. Você entende demais de quadrinhos, escreve super bem. Mas, não é uma crítica é uma observação, o blog anda meio parado de leitores. Procure outros blogs de quadrinhos, comente-os, e peça para os blogueiros comentarem o seu. É assim que começa a divulgação, com isso vem o movimento, amizades e você até chama atenção com isso.

Bem, é isso!
abraço!

. disse...

cara estamos com um blog sobre fanzine e colocamos nele um link para o seu blog, se quiser colaborar ou trocar informação sobre fanzies estamos aí.

Galeria SG Arte Visual disse...

Amigo, vc não imagina o quanto eu me sinto motivado e honrado depois de ler o que escreveu, Muito obrigado!
Abração
Samicler