quarta-feira, 26 de agosto de 2009

E A Bienal Vai Chegando!!!

Por Gabriel Guimarães

Sei que não tenho conseguido postar com a frequência ideal no blog, galera, mas vamos ver se com o tempo isso vai se resolvendo...
Enquanto isso, venho aqui convocá-los a ir no evento maior dos representantes das editoras no Rio de Janeiro, a Bienal do Livro.
Lá, estarão as editoras Devir, responsável por grande parte das graphic novels europeias e volumes mais luxuosos de conteúdo estrangeiro; Conrad e JBC, responsáveis pela publicação de vários mangás e alguns livros teóricos sobre quadrinhos; Panini, que publica todo o material das gigantes estadunidenses, Marvel e DC; e a divisão de quadrinhos da editora Cia. das Letras, reconhecida pela compilação de obras de Eisner (ao lado da já mencionada Devir) e de outros autores estrangeiros sob o selo Quadrinhos na Cia.

Enfim, há muitas razões para a Bienal desse ano ser um evento de proporções grandiosas para as histórias em quadrinhos, a fim de também reunir seu público nos estandes de venda. Infelizmente, estes poderiam ter um certo destaque a mais, com mais espaço e divulgação, entretanto, aos poucos o reconhecimento vem vindo, e vamos continuar lutando por ele.

Faltam também, como devem ter percebido, editoras com empenho na publicação nacional e de respeitabilidade por isso, mas isso vai mudando, com iniciativas das editoras Desiderata, com "O Cabeleira"; Contexto, com uma enorme gama de livros teóricos sobre quadrinhos produzidos por autores brasileiros e estrangeiros, como "A Leitura dos Quadrinhos" e "Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula"; fora as tradicionais publicadoras das HQs da Turma da Mônica e da recente Turma da Mônica Jovem.

Quem sabe na próxima Bienal do Livro não estaremos nós lá, lançando nossas próprias HQs e ajudando o meio a ser mais respeitado pelos ainda despreparados, a fim de cultivar nestes uma semente que os instigue a dar uma chance às páginas imortalizadas de Will Eisner, Stan Lee, Kurt Busiek, Alan Moore, Hergé, Osamu Tezuka, Dik Browne, Scott Adams, e dos mais recentes casos de maestria de roteiro, Geoff Johns e Brian Michael Bendis? Que Deus nos guie e possibilite tornar nossos sonhos realidade, se assim for da vontade Dele.

Como diz a mensagem, nos vemos na Bienal!

Nenhum comentário: