terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Feliz Quadrinho Novo!

Por Gabriel Guimarães
Mais uma vez chegamos ao fim de um ano. O que dizer num breve retrospecto desta vez?
2009 foi marcado por muitas mudanças e deixou em aberto muitas possibilidades para o futuro dos quadrinhos. Começando pela surpreendente compra da Marvel pela Disney, que causou furor entre os acionistas, famílias de ex-quadrinistas da Marvel e fãs, passando à questão editorial de qual modelo mais benéfico para publicação de quadrinhos: graphic novel x série mensal, este ano guardou muitos debates no ramo quadrinístico, temas que entrarei em análise mais profunda posteriormente.

Nós, brasileiros, podemos nos orgulhar de termos tido bons representantes no mercado mundial, com Rafael Grampá e seu Furry Water, Ivan Reis fazendo trabalho impecável em Lanterna Verde, e os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, com seus projetos Daytripper e Umbrella Academy (este último, que na minha opinião pessoal, foi super-valorizado, mas admiro muito o trabalho de cada um dos gêmeos individualmente e em conjunto). Aqui dentro, vimos os quadrinhos entrando mais na lista de livros escolares e já sofrendo preconceitos por isso com discussões sobre o linguajar utilizado na obra Dez na área, um na banheira e ninguém no gol. Apesar disso, também houveram maiores reconhecimentos sobre o nosso meio de comunicação, com o convite ao autor de Umbigo sem fundo, Dash Shaw, para debates na Bienal do Livro no Rio de Janeiro.

Agora, vou falar um pouco particularmente. Para mim, o ano foi talvez o melhor da minha vida, passei por muitos altos e baixos, mas Deus sempre me permitiu superar tudo com um sorriso no rosto e fé no que estava por vir. O por vir se revela aos poucos, e posso garantir que tem sido muito, mas muito mais do que imaginei que pudesse receber em troca do esforço. Vocês que acompanham viram que o primeiro semestre foi frenético na quantidade de material que pude postar aqui sobre os quadrinhos, mas que neste fim de ano acabou dando uma freada imensa, pois bem, posso afirmar que ambos os períodos foram imprescindíveis para poder ganhar a base teórica e prática para poder escrever as matérias que vocês todos leem. Ano que vem começa logo agora, e, se Deus quiser, que ele possa ser recheado de muitas matérias legais, notícias positivas para essa nossa paixão literária, e de muitos projetos a se concretizarem, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, no familiar, no emotivo, e no que mais vocês precisarem.

Capa da adaptação para os quadrinhos da obra de Arthur C. Clarke '2010' pela Marvel, sei que não tem nada a ver com nada, mas achei que seria uma forma mais quadrinística de desejar feliz 2010. XD


Obrigado pelo apoio de vocês, leitores, que fazem do meu blog uma parte importante da minha história. Que Deus os abençoe abundantemente, e que 2010 também possa ser o ano de vocês.

Os vejo no ano que vem!

Nenhum comentário: