sexta-feira, 12 de junho de 2009

Rabiscos num Blog

Por Gabriel Guimarães

Menos de um mês atrás, entrava no ar um novo blog de tirinhas feito por dois grandes estudantes de comunicação amigos meus, e é uma grande honra para mim poder fazer uma resenha sobre essa iniciativa independente.
'Rabiscos num Caderno' é uma atividade iniciada muito tempo antes da criação do blog. Retratando elementos do cotidiano dos estudantes de comunicação social e muito humor seco (às vezes até demais) na vida rotineira dos jovens de hoje, o blog tem um grande potencial no que se relaciona a revelar novos talentos para o desenvolvimento de tiras cômicas de história em quadrinhos (não num sentido literal, mas sim a partir do ideal de Will Eisner, arte sequencial).

Já com a participação de outros colegas de tendência humorística, como Vanessa Raposo, o blog começa a dar uma forma ao espírito universitário de congregação, dando maior ênfase aos devaneios e questionamentos sobre o amor nos tempos da faculdade.

Por ter estado em contato com o projeto desde a primeira tirinha feita (não a primeira postada no blog), fico feliz em dizer que há ainda muito pelo que esperar para os seguidores das tiras de Lucas ' o Mineiro' Conrado e Igor Brown, dos quais tenho orgulho de dizer ter sido o primeiro. O futuro não é definido ainda, mas me parece reservar grandes amontes de reconhecimento e valorização para estes dois e sua arte.Vou continuar a acompanhar as tiras na produção e nas postagens, e para quem quiser fazê-lo também, é só clicar no link do site http://rabiscosnumcaderno.blogspot.com/ .

Em breve, estarei postando aqui um trabalho que estou fazendo em conjunto com Lucas e mais outros amigos fãs de quadrinhos sobre a influência da ficção científica no imaginário popular. Pode demorar um pouco, mas tudo que é bom leva tempo para ser construído, como muito tem me sido lembrado ultimamente.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Os Nerds Dominaram o Mundo

Por Pedro Turambar

O título é a mais pura verdade.

Acabou aquela história de que nerd é o cara de gel, óculos, blusa xadrez, feio, sem vida social, com boas notas e sem graça. A chamada Cultura Nerd dominou tudo. E mostrou para o mundo que ser nerd é muito mais que saber de átomos, variantes, fazer o sinal do Spock e saber de cor as falas de O Império Contra Ataca.

Quando eu digo que a Cultura Nerd dominou eu não estou brincando. Veja por exemplo a indústria do Cinema. Quantos filmes de Ficcão Científica com orçamentos exorbitantes saíram nos últimos anos? Dos maiores lançamentos do ano, quantos vieram das Histórias em Quadrinhos? Só esse ano já tivemos as megaproduções Watchmen, Star Trek, X-Men Origins: Wolverine (que é uma merda). Isso sem contar as multimilionárias franquias que estão para sair: Superman, The Flash, Lanterna Verde, Mulher-Maravilha, Thor… só para citar alguns. E ano que vem teremos Homem de Ferro 2.

Sem falar nos livros de fantasia - sucedendo o fenômeno de bilheteria e Oscars O Senhor dos Anéis. Além de filmes baseados em desenhos animados e games, esse último ainda custa a ter um filme bom… mas não é esse o ponto. E dos desenhos animados - depois do total fracasso horrível de Drangonball Evolution - eu espero realmente que o filme do Avatar - The Last Airbender seja bom. Vamos lá, M. Shayamalan… eu confio em você.

Eu citei os games ali em cima, mas não preciso nem comentar não é? Tá, você pode defender que videogame é uma parada mais abrangente… todo mundo gosta. É e não é. É impressionante o que a indústria de games fatura hoje em dia. Com consoles fantásticos, gráficos que beiram a realidade e deixam os nerds malucos. Aliás, eu tenho muito a agradecer aos games que joguei a minha vida toda. Primeiro por eu ter aprendido a falar inglês sozinho com uns 12 anos de idade (como você espera zerar um jogo de RPG sem saber inglês?) e depois pelas toneladas de diversão, cultura e porque não criatividade que aqueles roteiros incríveis me deram. Tão aí Final Fantasy VII e Chrono Trigger que não me deixam mentir. A sim, eu também amava jogar Rock N’ Roll Racing para escutar as músicas.

a deusa-rainha-musa de todos os nerds: Princesa Léia

Livros, Filmes, Games, Música, Internet, Gagets. TODO nerd é banhado se não por todas, mas pela maioria disso aí 24h por dia. E por internet, entenda-se cultura útil e inútil e é claro a pornografia porque nerd não é de adamantium. E já que falamos nisso, nerd pega mulher… mas pega de jeito meu amigo, leia aqui a matéria do G1 “Nerds são melhores na cama, diz estudo”. Toma aí. Por isso nada pra mim melhor que o slogan Smart is the New Sexy de uma das melhores sitcoms da tv The Big Bang Theory. Um nerd sabe muito bem o que acontece no mundo, conhece muito de história, na verdade… pelo acúmulo de conhecimento, posso dizer que um nerd conhece de tudo. Algumas coisas mais profundamente que outras, mas de qualquer modo ele tem opinião formada sobre qualquer coisa. Ou seja, você nunca ficará ’sem papo’ com um de nós.

Dizem que ser nerd hoje em dia está em moda. É ótimo poder falar “Vida longa e próspera” e ver os olhos de outra pessoa brilhando. É ótimo poder comentar sobre os novos lançamentos do cinema e de como era bom o Super Nintendo. É ótimo você falar que tem as HQ’s de Alan Moore na estante e pessoas olharem para você respeitosamente. É melhor ainda ver que todo mundo pode ter acesso a informação, cultura e diversão sem ter medo de ser taxado.

Hoje em dia aliás, você dizer que conseguiu 5 estrelas em Trought The Fire and Flames no Guitar Hero III você é considerado praticamente um herói.

Bom, vida longa e próspera e que a força esteja com vocês.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Uma Demasiada Decepção

Por Gabriel Guimarães



Desculpem a demora por essa postagem, vida de universitário não é fácil...
Hoje, vou falar a crítica do filme X-men Origins: Wolverine, mais recente produção Marvel no cinema.



Cara, por onde começar? Comecemos pelos pontos positivos:
O filme ganha muito pela ação e efeitos especiais, de primeira linha, trazendo o público para dentro das cenas. As cenas de luta entre o Wolvie e o Blob; e entre o Wolvie e o Gambit, são simplesmente fantásticas. A atuação dos intérpretes, então, são mais um dos pontos altos do filme, com grandes nomes no elenco, como o leading role Hugh Jackman, além de Dominic Monaghan (O Charlie, da série LOST, que faz o papel de um dos mutantes do esquadrão de Logan), Ryan Reynolds (o incalável Deadpool - muito mal representado nesse filme em termos de roteiro, não de atuação -), Kevin Durand (na soberba representação do mutante Blob), o músico Will.I.Am, entre muitos outros.
Realmente é um filme de se encher os olhos, mas vamos ao que interessa: Conteúdo.


Minha avaliação nesse quesito realmente foi um choque negativo. Esperava mais depois de ter visto Homem de Ferro, um dos melhores filmes de HQ que eu vi em muito tempo.
Sendo um conhecedor da história do canadense invocado que
dá nome ao filme, achei que eles poderiam ter montado uma trilogia só para começar a mostrar a vida de Logan, para fazer um bom trabalho.

A primeira parte seria obviamente baseada na maravilhosa obra de Paul Jenkins e Andy Kubert, Origem, de 2001. Achei um absurdo mesmo foi terem reduzido tão extraordinariamente produzida história a irrisórios 5 minutos de filme, além de deturpá-la, estrangando as pontas soltas que a HQ cria na mente do leitor, como a relação consanguínea entre Logan e Creed (Dentes-de-sabre).

A segunda, seria a inserção do Adamantium nos ossos de Wolverine, visto em Arma X, de Barry Windsor-Smith, publicado em 1991. Eu sinceramente considero esta uma das melhores histórias em quadrinhos de todos os tempos. A animalidade contida em Logan é finalmente liberada, mas de que maneira? Os inúmeros implantes de memória apenas nos levam a supor o que aconteceu de verdade, mas o resultado é maravilhoso. Todo o material relacionado com a Tropa Alfa e uma menção do Capitão América seriam possíveis nesse filme.


E para finalizar a primeira trilogia, a terceira parte, com Logan no Japão, onde poderiam ser abordadas histórias como a recém-batizada Eu, Wolverine, e outras menores, mas não menos importantes. Itsu poderia ser a parceira romântica desse filme para Logan, ainda possibilitando deixa para o surgimento da verdadeira Raposa de Prata - não como a vista no filme.


O filme lançado esse ano tem certos pontos que achei simplesmente ridículos, como a aparição sem a menor importância relativa de Ciclope, Mercúrio, e Rainha Branca. A morte do personagem de DominicMonaghan é simplesmente absurda e boba (não seria lógico que um cara com poderes ligados a máquinas, energia e etc lutar, mesmo que fosse um fracote, contra a própria morte?? O cara pode mandar em qualquer aparelho, caramba!).
E para finalizar: convenhamos, BALA DE PRATA?! Por favor, né? Wolverine não é nenhum lobisomen não, caso o cara que escreveu o roteiro desse filme não saiba.


O que mais me impressiona é o fato da Marvel ter aprovado um roteiro desses. É preciso um controle melhor por parte da editora, para que não surjam mais outros Homem-Aranha 3 ou Hulk. É preciso ter sabedoria e discernimento, pessoal. E é possível criar algo de qualidade e ação ao mesmo tempo, como foram vistos no já mencionado Homem de Ferro e nos dois primeiros Homem-Aranha.

NOTA GERAL: 3,5 ESTRELAS (COMO FILME PRO VERÃO AMERICANO).
1 ESTRELA (COMO ADAPTAÇÃO DAS HQS DO WOLVERINE).