quinta-feira, 11 de novembro de 2010

RIO COMICON, BABY!!! - DIA 3

Por Gabriel Guimarães
 
Em frente à galeria exclusiva de artes do italiano Milo Manara

Páginas que Manara produziu para o álbum em homenagem
aos criadores do personagem Asterix
Depois de um dia tão agitado e conturbado, hoje o que se sentiu mais na Estação Leopoldina foi uma calmaria inicial, mas que logo demonstrou o mesmo âmago de excitação dos outros dias. Tudo começou um pouco fora do prumo hoje, com vários estandes ainda fechados e pessoas ainda tímidas entrando pelos corredores das exibições, mas o que havia no ar era a expectativa de encontrar com o grande nome dos quadrinhos eróticos mundiais, o italiano Milo Manara, autor de obras antológicas do gênero como "Click!""Gullivera", mas, ouso dizer, acima disso, um artista fantástico da figura humana como um todo, o que pode ser comprovado por quem visitou sua exposição particular dentro da própria Rio Comicon. Suas obras não amargam na vulgaridade, mas atraem pelo belo traço (e não, não estou falando de erotismo aqui, estou falando de expressividade, algo que vai além de seus desenhos mais conhecidos do público, mas que podem ser vistos lá nessa seção especial para o quadrinista italiano).


Manara autografando os livros dos fãs com seu estilo
mais conhecido de desenhar

Bem, no geral, o dia apresentou muitos artistas renomados entrando em contato com seus muitos fãs e um considerável aumento no número de pessoas visitando o evento, fato que deve ser elevado potencialmente nos próximos dias devido à chegada do fim de semana. Quanto aos quadrinhos em si, hoje foi lançada a nova obra solo do quadrinista Mario Cau, "Nós - Dream Sequence Revisited", que foi vendida na Livraria da Travessa com um DVD cheio de extras da produção do material muito bem acabado; e os gêmeos brasileiros que têm estado cada vez mais em destaque no panorama da nona arte mundial, Fábio Moon e Gabriel Bá, autores da série "10 Pãezinhos" e da brilhante adaptação do clássico de Machado de Assis para os quadrinhos, "O Alienista", estiveram lá vendendo seus materiais, assinando e desenhando a pedido do público, e tirando fotos com este. Eles também estão vendendo em seu estande próprio uma revista bem produzida que visa apenas apresentar quem eles são ao público, e cujo texto interno encontra-se, inclusive, em quatro línguas diferentes (português, inglês, espanhol e francês), o que facilita muito a leitura. Trata-se de "Atelier". Vale a pena conferir.
Os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá no seu estande quase particular
atenderam muitos fãs

Aqui eu creio ser, no mínimo, considerável fazer um adendo: A receptividade que os artistas têm tido com o público é um dos fatores que posso destacar como um dos mais positivos do evento até agora. Não houve guerras de ego, conflito de interesses. Todo artista que eu encontrei, pelo menos, tem demonstrado uma postura muito admirável com o público, e garanto que isso não passa despercebido.
Por falar em despercebido, Milo Manara hoje teve um dia em que ele pode dizer qualquer coisa, menos que passou despercebido pelos fãs de quadrinhos. A fila de pessoas querendo seu autógrafo foi tamanha que, para que ele pudesse sair, depois de muito tempo assinando livros, foi necessário que funcionários da Rio Comicon acompanhassem-no para evitar que mais pessoas o abordassem pedindo autógrafos.


André Caliman ensina as estruturas do desenho de um
personagem independente do estilo em que pode ser feito

Quanto à oficina que fiz hoje, mais mudanças no local: ontem, tinham posto ar condicionado na sala, hoje, já haviam mesas, para que, enfim, pudéssemos participar de forma mais produtiva do que era ensinado, o que foi algo realmente estimulante. O tema de hoje foi "Criação de Personagem", instruído pelo quadrinista curitibano André Caliman, das revistas "Fire" e "E.L.F.". Partindo para uma abordagem mais prática, André expôs alguns dos princípios da criação de personagens e nos guiou através da criação de projetos individuais nossos feitos a partir do zero lá. O manuseio de um estilo próprio de desenhar seja lá qual personagem se estivesse fazendo, e a necessidade da ambientação para a montagem da personalidade do personagem foram dois dos elementos muito interessantes abordados lá, o que permitiu verificar cara a cara a diferença que um estudo de personagem faz quando você começa a querer trabalhar com ele.


Hoje foi mais um dia empolgante para conhecer mais pessoas, e essa tem sido a grande graça do evento: o contato contínuo com o universo dos fãs e dos autores, que permite um olhar totalmente diferente sobre do que se tratam os quadrinhos em si. E ainda há mais por vir! Amanhã tem muito mais, pois, afinal de contas,:

É RIO COMICON, BABY!!!

Nenhum comentário: