sábado, 19 de fevereiro de 2011

"Face It Tiger... You Just Hit The Jackpot!"

Por Gabriel Guimarães


Com essa frase do título, foi que Peter Parker se deparou pela primeira vez com Mary Jane, aquela que viria a ser seu grande amor nas histórias em quadrinhos pelos próximos 40, 50 anos (só não é mais assim por uma decisão polêmica do editor Joe Quesada que ainda hoje é muito discutida, porém, esse não é o foco da matéria de hoje). De um minuto para o outro, a vida do cabeça de teia, desculpem-me a expressão óbvia, "virou de pernas pro ar". Quantas coisas boas na vida não acontecem dessa maneira, exatamente?

Enfrentamos as dificuldades que surgem à nossa frente, batalhando cada vez mais em busca de um oásis em meio a um deserto que vai até onde os nossos olhos podem ver. E muitas vezes perdemos, ficamos tristes, cabisbaixos, perguntando-nos onde erramos, se poderíamos corrigir tudo, num simples estalar de dedos, ou no caso do Superman das grandes telas, dando várias voltas ao redor do globo para retroceder o tempo. Entretanto, na vida real não é assim. Temos que encarar as consequências de nossas ações, não podemos apagar tudo de errado e ficar só com o que dá certo. Porém, podemos tirar algo de positivo de tudo aquilo de errado que acontece conosco, podemos crescer, nos tornarmos mais fortes, mais capazes, e muitas vezes até mais merecedores de fato daquilo pelo que tanto lutamos. Acho que o leitor deve estar estranhando bastante o tom dessa matéria, mas vou me explicar agora.

Muitas vezes, quando estamos na condição de superarmos nossas dificuldades e paramos de nos preocupar tanto, deixando as coisas fluírem naturalmente, é que portas incríveis se abrem diante de nós, com oportunidades muito além de nossas maiores expectativas. É nesse contexto, que anuncio aqui dois concursos, de que eu tomei conhecimento recentemente, a todos vocês. A editora Panini, em virtude da marca de 100 edições publicadas dos seus títulos "Superman", "Batman" e "Liga da Justiça", abriu um concurso artístico onde quem enviar para a editora por meio online as ideias mais criativas que homenageiem esses marcos, seja por desenho, foto, pintura, etc, concorre à arte original que será usada nas capas dessas edições, por seu título correspondente. Essas artes serão, nada mais, nada menos, que de autoria dos grandes artistas brasileiros que trabalham para o mercado americano, Joe Prado (que fará a capa da revista do cavaleiro de Gotham), Eddy Barrows (que fará a capa da edição do personagem com que trabalha atualmente, o Superman), e Ivan Reis (que fará a capa da Liga, onde já teve muitas de suas edições do Lanterna Verde publicadas no passado). Pode-se participar com quantas obras preferir, porém, caso seja premiada, apenas uma delas será. Para conferir o regulamento e forma de inscrição de forma correta, o link para o hotsite da Panini é este.

Ao mesmo tempo, o site do cartunista Will Leite anunciou um concurso de desenho para concorrer a uma camisa personalizada pelo próprio autor do site. Conforme ele for recebendo os materiais que concorrerão, ele os postará no seu Tumblr para júri popular, o que é uma grande oportunidade para exibir seu trabalho e expor suas habilidades no traço, para aqueles de vocês que desenhem. O endereço para a matéria que anuncia o concurso é este, e o do Tumblr do Will é este.

Eu não acredito que as coisas aconteçam de forma aleatória, e, como disse no começo da matéria, essas portas de oportunidade surgem quando menos esperamos que vão surgir. Não sei se algum de vocês estava se sentindo sem chance de lutar por um futuro nos quadrinhos, ou se simplesmente precisavam de alguma forma de motivação, porém, quis hoje lhes fornecer essa ferramenta para mudar as suas histórias. Eu também participarei de ambos os concursos, e ficarei no aguardo pelos seus resultados. Ainda assim, torço sinceramente pelo sucesso de todos aqueles daqui que decidirem tomar parte em algum deles.

Façam de todos os seus dias os dias mais claros, para que sempre possam ir para o alto e avante, além de onde os limites do imediato pode ver, rumo a um grande futuro. Nas palavras de Disney, "Keep moving forward" (Siga sempre em frente). Nos vemos lá.

Nenhum comentário: