sábado, 12 de fevereiro de 2011

Homenagem ao Superman Clássico

Por Gabriel Guimarães
Alguns dias atrás, um dos animadores dos estúdios Disney, Robb Pratt, responsável por trabalhos como Tarzan, Hércules, entre outros, resolveu prestar uma homenagem à clássica versão do primeiro super herói das histórias em quadrinhos, Superman. Veja abaixo o curta e, após ele, os comentários de produção feitos pelo próprio animador apresentado em sequência.

Tendo protagonizado diversos seriados de televisão ao longo de sua história, Superman é o grande ícone dos quadrinhos para a cultura americana e, por isso, preencheu o espectador de sonhos e ideias. No curta produzido por Pratt, o personagem que o protagoniza é uma versão bem simples do herói, como costumava ser na época de seu primeiro momento avassalador na década de 1940, e é uma boa homenagem aos velhos e bons tempos em que ser um herói era mais simples e virtuoso.


A discussão entre os valores de hoje e a visão maravilhada dos valores de ontem pela cultura atual foi muito bem explorada no artigo feito pelo professor da UFRJ Octávio Aragão, "O futuro não é mais como antigamente", que vale a pena conferir.

Enquanto essa discussão não termina, o que parece estar muito longe de acontecer, aproveitemos essas nostalgias e lembranças de momentos que nem sequer existiram propriamente em muitos casos, e sonhemos com a quebra de barreiras socio-convencionais da atualidade, para alçarmos voo rumo a mundos maravilhosos que apenas nossas imaginações são capazes de comportar. Para o alto e avante!

Nenhum comentário: