sábado, 23 de abril de 2011

Convite Para Escrever O Rei dos Mares

Por Gabriel Guimarães


Desde que os primeiros leitores de quadrinhos conheceram seus personagens favoritos nas revistinhas, sempre houve um desejo de criar suas próprias histórias com o personagem, viver a fantasia de imagina-lo enfrentando esse ou aquele vilão, em uma dada circunstância em um determinado local. Ao longo dos anos, isso rendeu frutos variados para as histórias em quadrinhos mundiais. Alguns, como Jim Shooter, se tornaram roteiristas das grandes editoras ao exporem seus trabalhos em cima dos personagens da casa, enquanto outros, criaram um gênero muito popular e que se expandiu bastante com o passar dos anos, o Fan Fiction, abreviado para fanfic.

Seja de personagens de mangás, de heróis, ou até mesmo da literatura, esse gênero já atraiu muitas pessoas a darem um pouco de sua própria visão de mundo aos personagens que são elemento constante na realidade delas mesmas, expandindo o meio através de quase uma propaganda metalinguística, onde o fã expõe sua relação com o personagem de uma forma tão particular que outros que venham a ler esse conteúdo passam a se interessar em encontrar o material original publicado pelas editoras.

Um trabalho realizado para esse fim, entretanto, como qualquer obra que é disponível para leitura, pode ser de muita qualidade, ou com objetivo único de ridicularizar algo ou de distorcer um pouco ou muito o mundo dos personagens de que se escreve. Essa imensa gama torna possível as abordagens das mais variadas, alcançando inevitavelmente aquele leitor que procura algo de acordo com o que percebe como mais interessante.

Então, é nessa linha de raciocínio, que venho aqui para anunciar o convite que o blog DC Ultimate, que posta histórias fanfic dos personagens do universo DC, veio me fazer há menos de um mês atrás. Eles estão com um projeto de mostrar histórias dos personagens dessa editora de um ponto de vista menos atrelado ao da linha cronológica geral que rege os quadrinhos publicados pela Panini, e me convidaram a tomar parte nessa iniciativa, assumindo um dos títulos que eles pretendem ter de forma regularmente mensal, no caso, o título do Aquaman.
Como descrevi na minha matéria sobre questão de visiblidade (que pode ser lida aqui no blog), esse personagem não dispõe de muito carisma e de uma quantidade muito positiva de procura e de aproveitamento nos quadrinhos da DC, e o novo roteirista-chefe da editora, Geoff Johns, responsável por fases brilhantes do Lanterna Verde e do Flash, está assumindo o personagem para tentar reverter isso. Partindo desse mesmo pressuposto para o rei dos mares num universo cheio de super seres como Superman, Mulher Maravilha, Ajax, etc, decidi aceitar a proposta e, a partir desse mês, escrever o título mensal do Aquaman para o blog DC Ultimate, que conta com admiradores dos personagens da DC de vários pontos do Brasil, desde Macaú (Rio Grande do Norte) a São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Convido, portanto, os leitores deste meu blog, que permanecerá funcionando exatamente como faz hoje, a também darem uma visita a este blog companheiro e a lerem os títulos postados lá, não apenas o meu. Deixo, então, o link do primeiro número do Aquaman que escrevi, que foi publicado hoje, dia 23 de abril, na imagem acima para ser a porta de entrada nessa parceria quadrinística que pode render muitos benefícios aos produtores e aos leitores no futuro, se Deus quiser.

Obrigado mais uma vez a todos pelo apoio que dão ao meu blog e espero que apreciem também a versão que darei ao dono do trono da Atlântida do universo DC nessa minha empreitada.

2 comentários:

Anônimo disse...

ME AJUDOU MT VLW

João Ferreira disse...

Muito legal! Sempre tive vontade de fazer um fanfic... hehehe Valeu pela dica do site!