sábado, 4 de junho de 2011

Workshop sobre Narrativa de Quadrinhos na UFRJ

Por Gabriel Guimarães
O campus da Praia Vermelha da UFRJ está sediando esse fim de semana (dias 4 e 5 de junho), o evento "Arte Fórum - Ocupação Artística", com diversas atrações voltadas para o público envolvido com os meios artísticos, como teatro, exposições de esquemas e até a criação de games, e as histórias em quadrinhos não foram deixadas de lado na organização da faculdade.

Hoje cedo e amanhã no mesmo horário (das 10 às 14 horas), o professor de Jornalismo Gráfico da Escola de Comunicação da própria UFRJ e estudioso da nona arte, Octávio Aragão, estará administrando um workshop de narrativa nas HQs muito interessante. Explorando os recursos básicos de qualquer história em quadrinhos e instigando o público a produzir alguns exemplos que ele passa na sala, a oficina é bastanta abrangente e com certeza acrescenta muito ao repertório de conhecimentos e práticas para quem é aficcionado pela arte sequencial.

A oficina é realizada na sala 210 do prédio de Administração da UFRJ na Urca, que é de fácil acesso, tanto de transporte para chegar até lá, quanto para localizar a sala dentro do campus. Os organizadores do evento e os professores da faculdade que estão participando dessa iniciativa são bastante solícitos e estão distribuidos de forma aberta pelo campus para tirar dúvidas e dar indicações. Uma outra oficina que deve atrair bastante público também é a de narrativa na construção de games, que foi realizada hoje e será também amanhã, na mesma sala que a de quadrinhos, porém, cujo horário é das 14 às 18 horas, e será apresentada por Guilherme Xavier, diretor de Artes e Design do jogo independente Capoeira Legends - Path to Freedom, e Arthur Protasio, autor do site Vagrant Bard.

É um evento interessante que reúne um grupo bem diversificado de pessoas, que têm alguma relação com a arte, seja de qual meio for. Estive lá hoje e aproveitei bastante o tempo do workshop. O convite está feito, espero que aproveitem o máximo possível.

Nenhum comentário: