quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Das Estrelas Direto Para o Planetário

Por Gabriel Guimarães



Guilherme Briggs

Entre os próximos dias 2 e 4 de setembro, acontecerá no Planetário do Rio de Janeiro, localizado na Rua Vice-Governador Rubens Berardo nº100, no bairro da Gávea, a "4ª Edição Trek in Rio de Jornada nas Estrelas". Organizado por um dos grandes grupos de fãs do seriado Star Trek, e suas incontáveis ramificações, no Brasil (cujo site oficial pode ser visto aqui), o evento contará com a participação de um ilustre convidado com o qual muitos dos admiradores de quadrinhos têm familiaridade, o dublador de personagens antológicos como o Superman da última década, Radamantis de Wyvern no animê dos Cavaleiros do Zodíaco, Buzz Lightyear e Optimus Prime, Guilherme Briggs.

Para promover o evento, o próprio dublador montou um vídeo no seu site pessoal "Teatro de Bonecos", contando um pouco da sua experiência com o seriado Jornada nas Estrelas, que marcou época no gênero da ficção científica e no relacionamento entre os profissionais do entretenimento e os seus admiradores.   


Ao abrir todo um universo de aventuras e descobertas científicas e culturais, Jornada nas Estrelas é, há décadas, um seriado recomendado por praticamente todos que o assistem. Tendo uma quantidade bastante diversificada de abordagens e propostas, as dezenas de vertentes disponibilizadas para o público permitiram uma maior capacidade de identificação e, dessa forma, alavancou ainda mais o crescimento da mitologia e do universo dos personagens originalmente criados na década de 1950, quando a série inicial ia ao ar com atores hoje consagrados como Leonard Nimoy e William Shatner.

HQ do encontro entre
os personagens de Jornada
nas Estrelas e os X-men
Uma vez que o público mais frequente do seriado era também, em sua grande parte, admirador da nona arte, não se torna uma surpresa, portanto, que tenham sido lançados ao longo dos anos vários ítens de colecionador que reuniam esses dois universos, o da televisão e o dos quadrinhos. A Marvel, inclusive, chegou a promover de tempos em tempos, encontros entre seus personagens e os integrantes da nave interestelar Enterprise, como pode ser visto na imagem ao lado. Enquanto isso, a DC foi a responsável pela publicação de muitas histórias especiais sobre os personagens do seriado, como pode ser visto na imagem que abre a matéria.
Com tamanha importância para todo o universo da ficção que tanto nos fascina e motiva, esse evento não poderia deixar de ser anunciado de forma apropriada, e fica desde já o convite para todos conferirem as atividades que estarão acontecendo no local. Abaixo, encontra-se o vídeo produzido pelos organizadores do evento para atrair o público com informações mais detalhadas. Vida longa e próspera!



Nenhum comentário: