terça-feira, 6 de setembro de 2011

Bienal: Capítulo Seis

Por Gabriel Guimarães


Os pavilhões do Rio Centro foram hoje cenário de algo que tem faltado muito para a formação da juventude nos dias atuais: um exemplo de vida. No estande da editora Novo Conceito, aconteceu o lançamento do livro "Uma Vida Sem Limites", escrito a partir das experiências do americano Nick Vujicic. Nascido sem pernas e nem braços, ele se tornou um dos grandes exemplos de superação da atualidade, ao usar sua vida para demonstrar que não há limites físicos que possam limitar de verdade o espírito humano quanto a até onde pode chegar, se assim tiver vontade. Apesar de o dia não ter tido tanto público quanto deveria para um acontecimento desse nível de importância, o testemunho de Nick pôde ser observado por muitas crianças, que estavam andando pelos pavilhões em excursões escolares, e não existe nada mais essencial que isso.

É através desses exemplos de vitória que o artista brasileiro precisa se inspirar, que o fôlego na luta pelo reconhecimento dos quadrinhos enquanto meio de comunicação e obra de arte se renova, e, portanto, não poderia, nem deveria, ficar de fora da cobertura da 15ª edição da Bienal do Rio de Janeiro.

Para os outros destaques do dia, vale comentar que a editora Taschen está com uma luxuosa cópia lacrada do livro "75 Years of DC Comis: The Art of Modern Mythmaking", escrita pelo editor da DC, Paul Levitz (e que já foi comentada aqui no blog antes, na matéria sobre a reformulação do universo DC), que atrai olhares de todos os que passam por ali. Entre os outros estandes, continua o sucesso da Comix e da Panini e a quantidade considerável de estandes com revistas a preços bastante acessíveis, a fim de instigar novos leitores.

O dia foi tranquilo, como uma calmaria antes da chuva. Amanhã, o Rio Centro promete estar mais lotado do que em todos os dias anteriores, em decorrência do feriado, e com certeza, haverá muita atividade por lá. Aguardemos para ver o que o dia de amanhã reserva para a nona arte.

2 comentários:

Danitrix disse...

Poutz, você comentando sobre Nick Vujicic, e só lendo o post agora que me dei conta de quem se trata. Não estava ligando o nome ao exemplo! Já chorei com os vídeos dele, e foi um incentivo e tanto pro momento que eu estava/estou passando! Merecia mesmo ir pros TT's como você falou. Uma pena...

Igor disse...

Poxa, muito legal que ele foi, eu também já havia assistido a alguns videos dele, e realmente, é um exemplo de superação. As vezes reclamamos tanto por motivos tão banais, mas ao ver o exemplo dele, aí é que a gente percebe o quão forte é o cara. Feliz por ele ter ido, ainda mais pela presença das crianças lá, uma bela lição desde cedo.
Tava caro o "5 Years of DC Comis: The Art of Modern Mythmaking"? Porque o livro é imenso né, deve pesar demais, mas mesmo assim, parece ser muito bom.
Abraços, continue nos presenteando com as notícias, e boa sorte amanha na Bienal (deve ser dificil de andar)