sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Bienal: Segundo Dia

Por Gabriel Guimarães


No segundo dia da 15ª edição da Bienal do Rio de Janeiro, para antecipar como o evento deve estar durante o fim de semana, o público esteve muito mais presente do que na abertura. Com muitas escolas fazendo excursão de suas turmas para a grande feira literária, a faixa jovem predominou nos estandes e gerou uma alta movimentação entre os representantes da arte sequencial.

Estantes de quadrinhos
no estande da Cia. das Letras
Além dos três estandes mencionados antes, que hoje novamente foram destaques pelo bom atendimento e pelos preços surpreendentemente convidativos, os quadrinhos também estiveram presentes nas áreas destinadas a algumas editoras e às lojas de grande porte. Editoras como a Companhia das Letras, cujo trabalho com quadrinhos no seu selo "Quadrinhos na Cia" (que já foi abordado aqui no blog antes), vem recebendo cada vez mais elogios, e a ainda caloura no mercado editorial brasileiro, Nemo, foram algumas das que tiveram boa receptividade do público da nona arte.

No estande da Companhia das Letras, há duas estantes apenas com quadrinhos, de gêneros extremamente diversificados e com plena condição de atrair o público, porém, os preços não se modificaram em nada, e o ambiente acaba se tornando apenas mais uma livraria comum, infelizmente. A quantidade disponível de conteúdo, entretanto, vale a pena ser conferida.

Volume de Arzach publicado
pela editora Nemo
Já a editora Nemo, que iniciou seus projetos no país lançando a obra "Arzach", do artista francês Jean Giroud, mais conhecido por seu pseudônimo artístico Moebius, recebeu muito bem o público, porém, por questões de problemas com a impressão, ficou sem condições de realizar o lançamento de sua próxima obra, que é aguardada de forma ansiosa pelos leitores,: "Corto Maltese: Juventude", de Hugo Pratt, volume este que não chegou a ser publicado pela antiga editora que detinha os direitos sobre o personagem marinheiro, a editora Pixel. O lançamento, porém, está previsto para o mês que vem, e ainda vale ser analisado de perto. O tratamento que está sendo dado pela editora ao material das histórias é algo que merece uma menção e um devido reconhecimento aqui, também.


Quanto aos demais estandes e os acontecimentos do evento no dia, vale destacar a confirmação da sessão de autógrafos que acontecerá no dia 11 com o escritor Eduardo Spohr, autor dos livros "A Batalha do Apocalipse" e "Filhos do Éden" e participante ativo na comunidade da cultura nerd através do Nerdcast feito pelo site Jovem Nerd. Para os que estiverem presentes, será uma grande oportunidade para conhecer o autor, que está em ascenção no momento do mercado. Outro fato que chamou a atenção hoje foi que, após apenas um dia liberado para venda, o volume especial publicado pela Panini da HQ "Daytripper", feita pelos gêmeos paulistanos Fabio Moon e Gabriel Bá, já esgotou, e só estará disponível para os interessados amanhã, próximo à hora em que os dois autores estarão presencialmente lançando seu material no estande.

Enfim, foi mais um dia de resultados positivos para os que estiveram presentes no evento, e amanhã, com certeza, trará muitas outras boas notícias. Fiquem de olho, pois ainda tem muita Bienal para acontecer pelos dias adiante!

3 comentários:

Fábio Portugal disse...

putz, quero muito ler MOebiussss!!

* Andhora Silveira * disse...

Duas coisas que quero muito conhecer: o trabalho do Eduardo Spohr e Arzach, de Moebius.

luiz_modesto disse...

A Bienal deste ano está até parecendo uma Bienal dos Quadrinhos. Realmente, há muita variedade, raridades e estandes com preços bem acessíveis. A única grande ausência da feira, conforme o texto mesmo explicita, ficou por conta do grande Corto, que não deverá dar o ar de sua graça até o mês que vem. Uma pena!