segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O Editor Mais Rápido do Velho Oeste

Por Gabriel Guimarães


Responsável por momentos marcantes nos quadrinhos de aventura e ficção mundiais, o editor italiano Sergio Bonelli, hoje, se tornou o centro das atenções para os admiradores da arte sequencial por uma razão diferente do tradicional reconhecimento por seus incontáveis anos de dedicação e empenho no mercado editorial. Neste dia 26 de setembro, aos 78 anos, Bonelli partiu em direção ao seu Velho Oeste pessoal, onde viverá as aventuras que tantos de seus memoráveis personagens já protagonizaram.


Desenho de Bonelli, num estilo similar
aos de seus personagens
 Fosse como roteirista de histórias como Dylan Dog, Zagor, Nathan Never, Julia Kendall e Mágico Vento, ou como editor principal da maior criação de seu pai e grande herói do faroeste em quadrinhos, Tex, Bonelli sempre se destacou por sua diversidade na abordagem de tramas, que iam desde o sobrenatural até o mais tenro e puro drama humano.

Grande responsável pela editora Sergio Bonelli Editore, lar de todos os seus personagens, Bonelli contribuiu de forma determinante para o desenvolvimento dos quadrinhos italianos, e a formação de um público leitor que, diferente de em muitos pontos do mundo, ganhava uma diversidade de tons e estilos para adaptar a seus gostos pessoais de leitura e identificação. Sempre presente no Congresso Internacional de Histórias em Quadrinhos, na cidade de Lucca, Bonelli sempre deixou clara sua paixão pela arte sequencial, e sempre procurou novas formas de expandí-la.


Animação de Martin Mistery, adaptação
dos quadrinhos de Martin Mystére, de Bonelli

Há alguns anos, foi feita uma tentativa de levar um de seus personagens, Martin Mystére, para a animação, num estilo que tentava atrair o público mais jovem, porém, com tramas mais carregadas de suspense e mistério, porém, a série não teve uma duração muito longa, e terminou pouco tempo depois de começar. Em 2011, outro de seus protegidos foi alvo de adaptação, desta vez, para o cinema, no filme "Dylan Dog", protagonizado pelo ator Brandon Routh, já conhecido do público de quadrinhos pela sua interpretação de Superman no último filme feito do Homem de Aço, e pela sua atuação como Todd Ingram, o vegan membro da Liga de Ex-Namorados do Mal, na adaptação da história em quadrinhos "Scott Pilgrim Contra o Mundo" para as grandes telas. O filme não teve uma divulgação muito efetiva aqui no Brasil, e passou em poucas salas de cinema, concorrendo com muitos filmes de grande visibilidade para os espectadores.

Bonelli deixa para trás um legado de imensa importância e uma história que merece ser lembrada e gravada na história dos quadrinhos enquanto meio de comunicação mundial. Muitos quadrinistas e sites prestaram homenagem ao grande mestre dos fumetti, com destaque para a obra de arte produzida pelos estúdios de Maurício de Sousa, envolvendo todos os personagens criados e/ou representados por Bonelli.

Como todo bom filme de faroeste, Bonelli agora corre em direção ao pôr do Sol, em cima de seu cavalo, tão viril como ele, e cujos músculos comprimem e expandem, pela energia do momento, apenas para que ambos possam parar em frente ao horizonte, muito além de onde nossa vista de fato alcança, para erguerem-se, juntos, e mostrar seu espírito de aventura. E nós, com certeza, jamais esqueceremos a história e as estórias do editor mais rápido do Velho Oeste. Obrigado, Bonelli.

Homenagem dos Estúdios Maurício de Sousa
a Sérgio Bonelli


3 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Belo texto... belas palavras. Fico triste quando coisas assim acontecem. Ainda mais se tratando de um editor tão importante para a história dos quadrinhos.

Mas ele certamente se imortalizou..

Achei também linda a homenagem de Maurício...

:)

Lucas Pimenta disse...

Como roteirista, trabalhou em Tex, Piccolo Ranger e criou Zagor, Un Ragazzo nel Far West e Mister No, seu personagem preferido.

Dos demais ele foi editor e principal homem para que estes personagens fossem publicados.

Graças a ele, Ken Parker teve muito mais do que uma edição, e heróis como Dylan Dog, Julia, Martin Mystère viram a luz do dia...

Com certeza uma falta que não vai ser reparada...

E o Mauricio acertou em cheio na homenagem...

GG disse...

Foi uma grande perda, sem dúvidas. O legado de Bonelli é algo muito grande para as gerações de profissionais do ramo editorial, que terão um grande trabalho pela frente, para lidar com as histórias e a editora com a primazia que este grande mestre dos quadrinhos usava. O que podemos fazer, neste instante, é apenas agradecer mais uma vez a Sérgio Bonelli por tudo que fez, e manter sua memória viva através de seus grandes personagens.