quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Passarinhos na Livraria

Por Gabriel Guimarães



Na noite deste dia 30 de novembro, aconteceu o lançamento do segundo volume da coletânea de tirinhas da série "Os Passarinhos", do quadrinista Estevão Ribeiro, na livraria da Saraiva Megastore do Botafogo Praia Shopping, no Rio de Janeiro. Com muitos convidados do ramo, o evento proporcionou um bom momento de discussão sobre os recentes acontecimentos no mercado editorial de quadrinhos brasileiros, como a FIQ (que foi comentada aqui no blog), a Rio Comicon (que teve cobertura completa feita aqui também) e questões bastante interessantes acerca das carreiras dos profissionais que estiveram lá presentes.

Contando com artistas como Emerson Lopes, criador do personagem Alfredo, o Vampiro, cujo blog de tirinhas pode ser visto aqui, e Leo Finocchi, ilustrador que participou junto com Lopes do álbum "Pequenos Heróis", escrito pelo próprio Estevão Ribeiro (e que já foi lembrado aqui no blog também), o evento foi movimentado, apesar dos problemas iniciais com a divulgação. Tendo atraído o público principalmente pelos convites nas redes sociais, o trabalho de organização realizado pela livraria Saraiva foi um tanto deficiente, com a falta de anúncio da sessão de autógrafos que ocorreria e a falta de um ambiente previamente preparado para sediar o encontro dos admiradores do trabalho de Estevão. O próprio autor, inclusive, realizou uma estratégia de divulgação inusitada, e montou, a partir de pequenos papéis amarelos de post-its, um dos personagens de seu livro, o ácido Afonso, em cima da mesa de autógrafos, o que chamou bastante a atenção de quem estava por lá.

Leo Finocchi, Estevão Ribeiro, Eduardo Spohr e Emerson Lopes,
respectivamente, da esquerda para a direita da foto

O serviço, porém, após o início do evento em si, melhorou consideravelmente, e tornou a noite bastante agradável, conforme mais pessoas iam chegando ao local para conferir o novo lançamento da editora Balão Editorial (cujo editor Guilherme Kroll já foi entrevistado aqui no blog antes). Dentre os visitantes, também se destacaram o escritor Eduardo Spohr, autor de livros que tiveram um enorme sucesso junto ao público e à crítica recentemente, "Batalha do Apocalipse" e "Filhos do Éden", e o blogueiro Júlio, mais conhecido como 'Triplo', do blog "Melhores do Mundo".

O evento atraiu bastante gente, e
movimento foi certamente bem vindo

O lançamento de "Os Passarinhos e Outros Bichos", que contou com material especial ilustrado por outros grandes desenhistas do setor nacional de quadrinhos, como os irmãos Vitor e Luciana Caffagi, Danilo Beyruth, Mario Cau, além dos já mencionados Lopes e Finocchi e vários outros talentosos quadrinistas, foi um grande sucesso, e mostrou a evolução que vem realizando o cartunista e roteirista Estevão Ribeiro, que recentemente passou a dar aulas de roteiro para histórias em quadrinhos no curso de desenho Impacto Quadrinhos, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. Esse segundo volume dos adoráveis personagens aviários de Estevão agora fazem parte de uma coleção que já inclui três livros de quadrinhos e um livro ficcional de suspense, "A Corrente", publicado pela editora Draco e que, ano que vem, já será publicado na Itália, e esse ritmo de produção não demonstra sinais de que vai diminuir, permitindo, assim, aos leitores o conhecimento de que o seu desejo de querer mais do material de Estevão tem tudo para ser suprido com cada vez mais qualidade.

3 comentários:

Luciana Cristian disse...

Só feras... adorei "Pequenos Heróis" (e a oportunidade de conhecer muitos autores mencionados no FIQ). Infelizmente, não comprei esse volume de "Os Passarinhos" ainda, já que a "verba FIQ" acabou antes do planejado rsrsrs, mas está na minha "lista natalina":D

GG disse...

Ah, mas ainda haverá oportunidade disso, sem dúvida! Inclusive, fique de olho no blog pois em breve pode haver novidades com relação a isso que podem te interessar muito. #fikdik

Luciana Cristian disse...

Hum... gostei desta parte de "novidades" rsrs