quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

"Para Tudo Começar a Todo Vaporpunk na Quinta-Feira"

Por Gabriel Guimarães

 
Octavio assinou todos os livros
que haviam disponíveis de sua estreia
como roteirista de quadrinhos

Na livraria Blooks, localizada no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro, ocorreu hoje o lançamento de dois trabalhos que merecem destaque aqui. O primeiro, marcando a estreia do professor e estudioso de quadrinhos, Octavio Aragão (ele já foi mencionado aqui no blog antes, pelo workshop sobre narrativa de quadrinhos que ministrou na UFRJ), como roteirista, "Para Tudo Se Acabar na Quarta-Feira" conta a história de uma força polícia especial cujo trabalho é assegurar que o tempo-espaço não sejam local de brincadeira para possíveis criminosos. Começando com clara referência à obra do eterno pioneiro da arte sequencial, Will Eisner (que já foi tema de matérias no blog, aqui e aqui), o livro se esgotou rapidamente, deixando decepcionados muitos dos admiradores da nona arte que haviam ido ao lançamento com a pretensão de adquirir sua própria edição deste. O movimento na livraria, que teve um crescimento súbito pouco depois de iniciada a sessão de autógrafos, só fez aumentar ao longo da noite, o que proporcionou ótimos momentos entre os profissionais do meio e colegas de trabalho que estavam lá presentes.

Octavio observa Gerson

O outro lançamento da noite foi o segundo volume da coletânea de contos com temática voltada para o público do gênero steampunk, "Dieselpunk". Organizado pelo autor e editor Gerson Lodi-Ribeiro e com um dos contos feito pelo próprio Octavio Aragão, a coletânea reúne material muito interessante para os interessados pelos cenários vanguardistas do século XVIII, mas com a riqueza tecnológica do século atual e possivelmente do futuro, ao estilo de obras como Blade Runner ou Metrópolis. Sendo grande aficionado pelo tema, Gerson ainda pretende lançar o terceiro volume da série, como uma forma de representar, através de cada um, uma ordem cronológica da sociedade, com o primeiro volume da série, "Vaporpunk", sendo uma representação do passado, este volume recém-lançado simbolizando a sociedade atual, e o próximo, com o intuito de abordar as possibilidades para o futuro.

O movimento na livraria esteve
bastante positivo, com muitos
leitores realmente interessados

O evento também foi marcado pela presença do estudioso de quadrinhos Carlos Patati, um dos autores do livro "Almanaque de Quadrinhos", publicado em 2006 pela Ediouro. O desenhista da história em quadrinhos lançada, Manoel Ricardo, que mora no Espírito Santo, porém, não pôde comparecer, o que foi uma pena. Entretanto, havia muitos designers e profissionais envolvidos com o mercado editorial, como, por exemplo, o professor Amaury Fernandes, da Escola de Comunicação da UFRJ, que foi ao evento para prestigiar seu colega de insituição, Octavio.




Os dois lançamentos, ambos pela editora Draco, portanto, foram muito bem recebidos, e o clíma da livraria Blooks, com uma coleção fantástica de livros de quadrinhos, ficção científica e design, foi extremamente agradável. Com uma boa divisão do público e um serviço cuidadoso, o evento foi um sucesso, e conseguiu atrair a atenção das pessoas que passavam do lado de fora da livraria para ir ao cinema no qual a loja está localizada, o cinema Arteplex. Para quem teve condições de conferir o evento, certamente saiu satisfeito, e com novo material de leitura.

Nenhum comentário: