segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Participando da Cidade e do Universo dos Quadrinhos

Por Gabriel Guimarães


Semana passada, mais precisamente, no dia 15 de dezembro, se concretizou uma parceria para o blog Quadrinhos Pra Quem Gosta que estava já há algum tempo para ser firmada. Com a matéria "Pendurando o Escudo", que visava realizar um levantamento histórico sobre a carreira de um dos grandes quadrinistas norte-americanos da primeira metade do século XX que falecera um dia antes da postagem, aos 98 anos, Joe Simon, co-criador do Capitão América, publicada no site Comic City, foi dado início a mais um elo entre os interessados nas histórias em quadrinhos no Brasil. Quem quiser ver essa matéria, basta clicar aqui.

Caracterizado por uma estrutura muito bem organizada e uma rede de colaboradores de vários pontos do território brasileiro, o campinense Michael Lincoln França administra o site desde março de 2009, com a proposta de ser um site para fãs de quadrinhos feito justamente por fãs de quadrinhos, e essa identificação é perceptível de forma bastante clara, uma vez observada a quantidade de reviews que o site oferece e as muitas parcerias com outros companheiros de portais sobre quadrinhos.

Em contínua atividade, principalmente, pelo twitter, o site Comic City foi um dos grandes parceiros do Quadrinhos Pra Quem Gosta ao longo desse ano de 2011, e a possibilidade de colaborarmos com matérias para lá também surgiu há algumas semanas, esperando apenas uma oportunidade de passar da expectativa para a realidade. Fica aqui, portanto, um agradecimento muito especial pela oferta feita pelo grande Michael, e que essa união possa render muitos frutos bons para ambos.

Gostaria de anunciar também, infelizmente com um pouco mais de atraso do que gostaria, que também foi publicada, em 25 de novembro, nossa contribuição para o maior portal de quadrinhos do país, o site Universo HQ, administrada pelo grande nome do setor editorial brasileiro atualmente, o paulistano Sidney Gusman. Convidado para colaborar com uma resenha de algum material produzido em quadrinhos que tivesse sido lido, para destacar suas principais características e comentários pessoais para o site de Sidney, foi muito difícil encontrar algum que ainda não houvesse sido avaliado e comentado, se não pelos grandes profissionais que trabalham há anos no portal, por muitos dos aficionados pela arte sequencial ao redor do país todo.

Decidimos, então, comentar a obra de estudo dos quadrinhos "Quadrinhos em Ação: Um Século de História", do professor e coordenador de graduação da Escola de Comunicação da UFRJ Mário Feijó, publicada em 1995, pela editora Moderna. Funcionando como uma introdução àqueles que têm interesse em estudar a nona arte, o livro marcou muito a história do próprio Quadrinhos Pra Quem Gosta, pois foi a partir dele que toda essa jornada se iniciou, anos atrás.

De leitura agradável e uma didática tranquila, o livro hoje é raro de se encontrar, mas alguns comentários sobre ele podem ser vistos na resenha que fizemos para mais esse grande parceiro que é o Universo HQ. Quem tiver o interesse em conferi-la, basta clicar aqui.

Gostaríamos também de deixar claro nosso sincero agradecimento ao apoio de todos os muitos e bons parceiros que vêm dando suporte e incentivo para produzirmos cada vez mais, o que nos tem levado, em consequência, cada vez mais longe. Obrigado a todos, que ainda possamos todos crescer muito juntos, e a arte que nos une, mais ainda.

5 comentários:

Maria Clara Modesto disse...

Parabéns, Gabriel, pelo sucesso. Vc merece todo esse reconhecimento. Espero que essas sejam as primeiras de muitas matérias na sua vida como quadrinista

Nano disse...

cara, você merecel, continue com esse trabalho!

Luciana Cristian disse...

Parabéns, Gabriel. Que o "Quadrinhos Pra Quem Gosta" continue debatendo temas tão interessantes para os aficcionados por HQs. Muito sucesso pra você! :D

Fábio Portugal disse...

muito legal,cara! Admiro muito sua dedicação e disciplina na atualização deste blog, ainda serei assim quando crescer! rsrs
parabéns e um abraço!

João Ferreira disse...

Gostei da dica. Vou tentar adquirir esse livro aí! Abraços!