terça-feira, 10 de julho de 2012

Macanudismo

Por Gabriel Guimarães


Desde segunda-feira, dia 9 de julho, foi iniciada na Caixa Cultural, no centro da cidade do Rio de Janeiro, a exposição "Macanudismo". Organizada em torno da obra do quadrinista argentino Ricardo Liniers Siri, a exposição possui cerca de 600 obras do artista, concentrando-se no seu título "Macanudo", que já teve cinco volumes publicados aqui no Brasil pela editora Zarabatana Books, mas que, na Argentina, está prestes a alcançar a nona edição no final deste mês. A partir do sexto volume, curiosamente, foi que Liniers mudou de editora em seu país natal, passando a ser publicado pela editora Editorial Comum, que hoje é responsável pela produção de todo seu material, sem limitar-se ao principal título do autor.

Liniers
Organizado pela curadora Bebel Abreu, que apresentou o primeiro dia do evento aos que estavam presentes no seu lançamento, o Centro Cultural da Caixa Econômica Federal recebeu a visita do homenageado ilustre, que permanecerá na cidade até amanhã, quando realizará uma oficina de produção de tirinhas a alguns poucos visitantes, que foram sorteados de forma online hoje à tarde. Liniers esteve autografando seu material e realizando o lançamento do seu último livro publicado, por enquanto, aqui nas terras brasileiras, "Macanudo 5". Com ar simpático e de bastante descontração, o clíma do evento de abertura foi bastante agradável, contando, inclusive, com uma banda formada por dois músicos de Buenos Aires, aos quais o próprio Liniers acompanhou, tocando gaita, em determinado momento. Infelizmente, apenas 100 pessoas puderam conferir o evento inaugural, em virtude da limitação da capacidade da brigada de incêndio do local, por medida de precaução. Neste primeiro dia de evento, também esteve presente um estande de vendas de materiais com obras de Liniers, como cadernos, postais, entre outros, com arte do argentino. Não se sabe, porém, se este estande permanecerá nos demais dias do evento.

Na exposição em si, será possível conferir o material dos cinco primeiros volumes de seu "Macanudo" na versão original, em espanhol, além de observar projetos feitos a partir dos desenhos de Liniers e de vídeos do próprio artista, culminando com a exibição do documentário argentino "Liniers - El Trazo Simple de las Cosas", produzido pela diretora argentina Franca Gonzalez, que acompanhou o quadrinista em suas viagens para o Canadá e dentro do próprio país de origem dos dois. A exibição desta peça, entretanto, será feita de forma paga (R$ 2,00 a inteira e R$ 1,00 a meia-entrada) e limitada, ocorrendo apenas no dia 6 de setembro. Não deixem de marcar no calendário e garantir sua entrada.

Tendo uma ampla margem de funcionamento, a exposição está aberta ao público das 10h da manhã até as 21h da noite, dando vazão aos muitos visitantes interessados e permitindo a quem estiver presente uma boa oportunidade de saborear com calma o trabalho desse grande nome dos quadrinhos mundiais atualmente.

Liniers destacou que não acreditava que fosse organizar um evento dessas proporções no Rio de Janeiro, apesar de já ter estado na cidade para a edição do ano passado da Rio Comicon (sua participação no evento pode ser conferida aqui), mas que estava extremamente feliz por estar presente a ponto de afirmar, em meio a tão bom ambiente, que "estava até inventando coisas para fazer aqui".

Tirinha metalinguística produzida por Liniers

A programação completa do evento pode ser conferida no site designado especificamente para ele, que pode ser acessado aqui, e para tirar qualquer dúvida sobre os detalhes da programação, há a página dos organizadores no twitter, que pode ser conferida aqui. O próprio site oficial da Rio Comicon também deu destaque ao evento, em matéria que pode ser conferida aqui.

A exposição ficará em cartaz no Rio de Janeiro até o dia 9 de setembro, na Galeria 2 da Caixa Cultural, no segundo andar, tendo várias artes originais dos álbuns de Liniers e de suas obras à aquarela para serem observadas pelos visitantes. Após trazer este evento para o cenário carioca, que primeiramente fora organizado no Centro Cultural da Recoleta, em Buenos Aires, Liniers seguirá no Brasil, para visitar e participar de evento na Caixa Cultural de Recife, no estado de Pernambuco, portanto, vale a pena a todos os que podem conferir, fazê-lo.

Um comentário:

João Ferreira disse...

Desconhecia totalmente esse... :-/