sábado, 13 de outubro de 2012

Guerreiros da Amazônia na FNAC

Por Gabriel Guimarães


Aproveitando a empolgação do público infanto-juvenil com o dia das crianças, comemorado ontem, a livraria FNAC, do Barrashopping, realizou o evento de lançamento de dois novos volumes da história "Amazon - Guerreiros da Amazônia", feitos pelos cariocas Ronaldo Barcelos e Ronaldo Santana. Com uma apresentação convidativa e participantes fantasiados para uma performance das aventuras dos personagens que protagonizam os livros, o evento atraiu muitas famílias e teve ótima recepção.
 
A dupla de autores, Ronaldo Santana e Ronaldo Barcelos,
respectivamente, no estande de lançamento na Bienal do
Livro, de São Paulo, este ano
Com um estilo de contar histórias similar aos tradicionais quadrinhos de heróis, mas apresentado em formato textual com ilustrações ocasionais, a história foca em questões como a preservação da mata e a conservação das espécies habitantes da Amazônia brasileira, a fim de gerar maior conscientização no leitor do seu papel em meio ao habitat do qual faz parte. Inicialmente um projeto organizado em parceria com o site do jornal "O Globo", em 2000, os criadores produziram uma série de 21 episódios de animação, com 10 minigames disponibilizados à parte para os internautas. Em janeiro de 2008, as animações foram exibidas no portal Amazon Sat, com duração em torno de 15 minutos por episódio. Hoje, infelizmente, o site que continha esse conteúdo não está mais acessível, porém, os autores decidiram levar o projeto além em uma trilogia de livros que poderia dar maior profundidade à trama, que gira em torno dos personagens Cynthia, Kleyton e Allan, que vão para a Amazônia como prêmio por um concurso do qual tinham participado, mas que, lá, descobrem que sua viagem representa muito mais do que apenas um passeio pelo grande patrimônio natural brasileiro.
 
Promoção feita durante a Rio+20, neste ano, na estação
rodoviária do Rio de Janeiro
Em 2009, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, a editora Litteris lançou o primeiro volume dessa trilogia, introduzindo os personagens a toda uma nova leva de leitores, a fim de educar os mais jovens quanto à importância de realizar um desenvolvimento sustentável nas capitais nacionais e a atenção que a natureza carece para poder ser preservada. O projeto, entretanto, sofreu atrasos e acabou mudando de casa editorial. Em 2011, a produtora RJR realizou uma nova edição do material escrito por Ronaldo Barcelos, acrescentando um glossário que auxiliasse no uso do material em sala de aula pelos professores, e deu uma nova dimensão aos desenhos de Ronaldo Santana, produzindo um novo layout e acrescentando novas ilustrações. Para reforçar o objetivo da obra, os organizadores ainda confeccionaram o livro a partir de companhias de política responsável com o meio ambiente.
 
Após tanto tempo, enfim, está sendo lançado o segundo volume da trilogia, além de um livro extra, com atividades educativas voltadas para o público dos 6 aos 14 anos. No novo livro, entram na história novos personagens, além de dar continuidade ao trabalho realizado pela dupla carioca. A livraria FNAC do Barrashopping recebeu muito bem a empreitada e conseguiu sediar um chamativo evento para uma melhor compreensão do papel ambiental na nossa sociedade brasileira, contando ainda com uma apresentação animada de um jovem grupo de dançarinas trajadas especificamente para o lançamento dos livros. O desenhista ainda esteve presente, também, no local, para autografar as edições adquiridas pelos muitos visitantes presentes, além de reforçar a ideia do projeto e dar mais ânimo a todos os pequenos leitores presentes.
 
O desenhista, Ronaldo Santana,
posa para foto com os alegres
visitantes que conferiram o
lançamento
Para o ano que vem, está previsto o lançamento do terceiro e último livro da série, sem, porém, com isso, dizer que as histórias dos personagens terão terminado. A RJR tem planos ainda de produzir além de uma série animada novamente com esses personagens, um filme de animação voltado para o cinema, mediante novas parcerias que podem vir a ser firmadas futuramente. O que podemos fazer, por enquanto, é desejar que tudo corra bem para a dupla de autores e para a produtora e aguardar, ansiosamente, que essa história possa representar um grande passo rumo a uma maior participação da própria mão de obra brasileira na constituição de conteúdo cultural a ser consumido pelo público brasileiro.
 
Para quem tiver interesse, a série de livros "Amazon - Os Guerreiros da Amazônia" possui um site próprio, que pode ser conferido aqui e uma página no Facebook, que pode ser acessada aqui. Uma matéria publicada na página virtual da revista "Época" com uma entrevista com o roteirista da série, que pode ser conferido aqui. O site "Overmundo" também produziu, em 2009, matéria sobre o andamento do projeto naquela época, porém, que acabou sofrendo mudanças ao longo do tempo. Ainda assim, é interessante conferir a matéria produzida, que pode ser conferida aqui. Outra produção feita para o projeto que vale a pena ser conferida pode ser encontrada no Youtube ou assistida, abaixo.

 

Um comentário:

João Ferreira disse...

Muito legal isso! Eu esbarrei com essas publicações outro dia, justamente na FNAC, e fiquei extremamente curioso pra ler. Tá na minha lista tb! rsrs Valeu pelos links! Adicionei o facebook deles aqui! Abraços!