terça-feira, 29 de janeiro de 2013

12 Razões Para Apenas Observá-la

Por Gabriel Guimarães


Publicadas em 2006 nos Estados Unidos pela editora Oni Press, as vinhetas que constituem a história "12 Razões Para Amá-la", feitas a partir dos roteiros de Jamie S. Rich com desenhos de Joëllle Jones, contam o relacionamento entre dois jovens, Gwen e Evan, em seus momentos bons e ruins, característicos de todos os romances urbanos. Oscilando entre o drama e as ponderações existenciais tradicionais da atualidade, a obra captura o leitor despretensiosamente e o leva pela mão entre o passado, presente e futuro do casal, numa experiência um tanto curiosa.

Com um estilo de história semelhante ao primeiro material publicado pelos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá em seu antigo fanzine "10 Pãezinhos", e alguns toques sensíveis de narrativa gráfica que remetem ao que foi realizado por Mário Cau na sua participação da quarta edição da história em quadrinhos "Nanquim Descartável", com roteiro de Daniel Esteves (e que foi comentado aqui no blog antes), a obra de Jamie e Joëlle instiga o leitor a tentar encontrar o equilíbrio temporal em meio a ações conturbadas que se mesclam de forma não perfeita mas eficaz, como o próprio casal. Com o tom preciso de uma pacata história romântica, o leitor é convidado a compartilhar os momentos íntimos do casal, onde por mais superficial que a conversa possa ser, os laços pessoais entre os dois se fortalece.

Apesar de apresentar uma narrativa ousada, o resultado não é tão eficiente, em termos de ordem cronológica dos acontecimentos, gerando uma pequena confusão na hora de posicionar cada peça da história na soma final do livro. A história, entretanto, merece ser conferida para que o leitor possa observar o belo trabalho de contraste entre preto e branco realizado com as cores. Ângulos de requadro instigantes e uma conclusão empolgante e, ao mesmo tempo, curiosa, que dá mais sentido à obra, também merecem ser destacados como pontos positivos da obra. Por outro lado, a obra mereceria ter um tom mais cordial em determinados momentos compostos apenas como subterfúgio para composição da trama, como, por exemplo, no capítulo cinco, quando o casal sai do cinema após assistir o filme "O Exorcista". O nível apresentado na discussão deste capítulo deixa muito a desejar, principalmente em termos de respeito e maturidade, de ambas as partes do conflito. A compreensão da ausência de estereótipos puros já é nítida desde o começo da história, com Gwen não sendo bem uma dama e Evan não sendo bem um cavalheiro, mas o exagero disso nesse capítulo acaba soando como uma apelação para exprimir apenas um dos lados da discussão na história.


A obra foi publicada aqui no Brasil em 2007 pela editora Devir, e não chegou a adquirir muito alvoroço por conta do público. De natureza frágil, mas com acabamento decente e desenhos bem apresentados para representar as fases do casal, "12 Razões Para Amá-la" se qualifica, portanto, como um material leve e um tanto limitado, ainda que retrate em si a realidade de muitos casais no mundo físico. Pelo volume brando de sua leitura, qualifica-se como conteúdo de transição, capaz de ao menos oferecer aos apaixonados irremediados uma ferramenta para saberem que não estão sozinhos no mundo.

NOTA GERAL: 1,5 ESTRELAS.

Nenhum comentário: