segunda-feira, 22 de julho de 2013

Nova Cruzada Impressa

Por Gabriel Guimarães

 
Iniciado em 2003, o grupo Kaplan surgiu do desejo dos quadrinistas mineiros Alex D'Ates e Gio Vieira Rocha de terem seu trabalho reconhecido e expandido país e mundo afora. Com o passar dos anos, o projeto avançou, tomou rumos diversificados e apresentou uma proposta inovadora para o quadrinho nacional de então, sendo responsável pelo lançamento da primeira história produzida para iPhone no Brasil, em 2009.
 
Em abril de 2012, o grupo, que vinha produzindo a série de webcomics "Mercenary Crusade", alcançou um novo patamar, expandindo o universo de seus personagens para um jogo de cards colecionáveis produzidos mediante financiamento colaborativo no site Catarse (o qual fizemos a cobertura aqui no blog). Observando a repercussão positiva de sua primeira empreitada neste esquema de participação dos leitores nas etapas de estruturação dos seus materiais, o grupo Kaplan decidiu agora dar o passo seguinte, trazendo a proposta da primeira revista impressa protagonizada pelos personagens Málef e Ryaad, que ocupam o papel de destaque nas histórias em quadrinhos feitas por ele até então.
 
Exemplo de card produzido no último projeto
do grupo Kaplan
Alguns dos cenários em que se
passam as aventuras de Málef e Ryaad
Com o objetivo de conquistar novos leitores e ainda agregar conteúdo ao seu universo de histórias preexistente, a revista "Contos de Mercenary Crusade" contará com uma aventura inédita em 50 páginas coloridas e acabamento no formato clássico das edições da editora Abril, em A5. Observando o sucesso que teve com a última proposta, o grupo optou novamente pelo financiamento colaborativo a fim de integrar o público com o material que está sendo produzido. Mediante a colaboração particular do leitor, este ainda pode vir a receber outros itens disponibilizados pelos autores, que vão desde ilustrações originais e pôsteres, até a cópia digital da revista. Para aqueles que tiverem interesse em conferir a nova empreitada do grupo Kaplan, o site do projeto pode ser conferido neste link.
 
O projeto teve início no começo deste mês de julho e vai ter conclusão no final de agosto. Enquanto isso, o site do grupo, Kaplan Project Comics, continuará a apresentar o quarto capítulo da sua série, que pode ser conferido aqui. Desde novembro de 2009 no ar, o site pode retirar quaisquer dúvidas e é um portal interessante para conferir o conteúdo da Kaplan. O grupo possui, ainda, uma página no Facebook, que pode ser conferida aqui

Nenhum comentário: