sábado, 7 de setembro de 2013

Bienal: Dez Estrófes de uma Composição Literária

Por Gabriel Guimarães 


No penúltimo dia da 16ª edição da Bienal do Livro na cidade do Rio de Janeiro, a palavra mais recorrente foi "paciência". Com um público tão numeroso quanto diverso, filas quilométricas e muitos eventos simultâneos acontecendo ao longo dos três Pavilhões do Rio Centro, o visitante precisou exercer ao máximo seu autocontrole e equilibrar momentos de exaltação com uma espera às vezes incômoda. Ainda assim, para quem sabia o roteiro do que gostaria de conferir, o dia foi extremamente positivo, proporcionando um bom contato entre os leitores e seus autores favoritos, além de oferecer novos produtos que estavam sendo lançados de forma especial nos estandes e outros descontos que começavam a surgir para dar os primeiros sinais de que o evento estava por terminar.
 
Os quadrinistas autores
dos volumes já lançados
da coleção Graphic MSP
O estande da Panini recebeu, além de uma nova remessa do material de que já dispunha antes, novos títulos, como "Kick-Ass 2" e os dois volumes da edição especial "Todas as Capas da Mõnica", coleção que apresentava todas as capas da revista da personagem criada por Maurício de Sousa desde o lançamento de sua própria revista, pela editora Abril, em 1970. Ainda estiveram presentes no estande os quadrinistas Danilo Beyruth, Gustavo Duarte, Vitor Caffagi e Luciana Caffagi para autografar seus respectivos trabalhos na coleção Graphic MSP, o que atraiu um grande volume de leitores ocasionais e outros vários admiradores de sua arte narrativa, o que levou o grupo a permanecer atendendo aos fãs por uma quantidade considerável de horas. Mais tarde, no mesmo espaço, quem compareceu foi o próprio quadrinista Maurício de Sousa, para lançar o livro "Mônica 50 Anos", gerando uma grande comoção no público.
 
"Soldado" e Figueiras, respectivamente,
no lançamento de seu livro "A Carta"
O cartunista Ziraldo também esteve presente em vários estandes ao longo do dia, sendo sempre rodeado de admiradores assíduos de seus trabalhos. Ao mesmo tempo, no Pavilhão Laranja, ocorreu o lançamento da graphic novel "A Carta", romance histórico que se passa durante a Guerra do Paraguai, em 1866. Produzido pela dupla Carlos Felipe Figueiras e Rodrigo Martins "Soldado", a história possui uma grande qualidade visual, ainda que o material utilizado para imprimi-lo não tenha sido exatamente o ideal. Com um fundo histórico relevante, a obra pode representar um bom material a ser utilizado de forma letiva por professores e educadores. O lançamento ocorreu no estande da editora 5W, ainda que o lançamento tenha sido promovido pela editora Devaneio, através de uma parceria entre as duas marcas.
 
No Pavilhão Verde, ocorreu ainda uma conversa aberta com o escritor Eduardo Spohr, autor de livros de ficção fantasiosa como "Batalha do Apocalipse" e "Filhos do Éden - Os Herdeiros de Atlântida", em uma área que foi inaugurada nesta edição da Bienal, chamada "#Acampamento na Bienal". Spohr comentou sobre a percepção que a figura social do nerd possui nos dias de hoje, da sua identificação com a terminologia e seu contato com esse tipo de conteúdo de maneira rotineira. Em seguida, ele seguiu para uma sessão de autógrafos em seu novo livro, o segundo da série "Filhos do Éden", "Anjos da Morte", no estande do Grupo Editorial Record. Com mais de 600 mil edições vendidas até o momento, Spohr vem representando uma voa face do autor no mercado editorial, tendo iniciado de forma independente para conquistar de forma gradativa o mercado tradicional de livros, conforme destaca matéria do jornal "O Globo", que pode ser conferida aqui.
 
Ator vestido de Freddy Kruger tira fotos
com os visitantes do estande da editora Novo Século 
 
No estande da editora Novo Século, ainda estiveram presentes dois atores fantasiados como os personagens clássicos de filme de terror Freddy Kruger e Jason para promover os títulos do gênero terror que a editora estava lançando. Com um acabamento detalhado e uma postura bastante similar àquela dos personagens que representavam, a presença dos dois atraiu bastante atenção para o estande e muitos visitantes tiraram fotos com ambos, ou, pelo menos, aqueles que tiveram coragem tiraram.
 
O fim do evento está cada vez mais próximo, mas a quantidade de elementos a retratar ainda é grande, então, continuem conosco.

Nenhum comentário: