sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Bienal: Nove Dias de Experiências sobre a Nona Arte

Por Gabriel Guimarães



Uma das muitas turmas de colégio que
estiveram visitando
a Bienal do Livro em excursão
Na prévia do segundo e derradeiro final de semana da 16ª edição da Bienal do Livro na cidade do Rio de Janeiro, o dia foi novamente marcado pela forte presença de jovens estudantes em excursões escolares. Uma vez que colégios de todo o estado tem se mostrado presentes nos três Pavilhões do Rio Centro, onde o evento está sendo sediado, é extremamente revigorante ver o ávido interesse de novos leitores por mais material de leitura, indo desde as primeiras revistas em quadrinhos que muitos tem como primeiro passo na atividade da leitura até vastos volumes de obras que misturam a realidade com os mais maravilhosos elementos que a imaginação humana é capaz de criar. Em virtude disso, é notável a importância que o papel dos professores desempenha na jornada das novas gerações de cidadãos. Alguns estandes, inclusive, reverenciam esse fato disponibilizando a estes grandes profissionais 50% de desconto em seu catálogo de obras à venda. Nada menos do que o merecido. Ainda assim, essa questão deve atravessar as paredes da Bienal e ser verdadeiramente repensada para o valor que a educação representa na formação das identidades particulares e sociais de cada indivíduo na sociedade. Ao invés de menosprezarmos quem sabe menos, que possamos vir a instiga-los para que possam conhecer mais, sobre os outros, o mundo e sobre si mesmos. O resultado nada mais será que uma realidade mais agradável na qual poderíamos viver, com maior igualdade entre as pessoas e maior respeito a todas as etnias, religiões e filosofias de vida.
 
Outro destaque do dia foi o estande da gráfica J. Sholna, que estivera presente na edição de 2011 da Rio Comicon (que teve cobertura completa aqui no blog), e que promove sempre a oportunidade de publicação para novos autores e editoras a preços convidativos. Contando com um bom relacionamento com o público, através da sua presença nos eventos envolvendo literatura em geral e a nona arte, os responsáveis pela empresa têm representado um bom exemplo da interação com o consumidor que ainda não foi plenamente alcançada na maior parte da indústria midiática. O site deles pode ser conferido no link aqui e certamente merece uma visita, especialmente daqueles que almejam se tornar parte do mercado editorial no futuro.
 
Outro estande, também do Pavilhão Verde, que possui um catálogo interessante é o da editora Contexto, que dispõe de algumas obras muito interessantes acerca do estudo das histórias em quadrinhos enquanto ferramentas de comunicação nas salas de aula. Autores consagrados dentro do setor acadêmico como Paulo Ramos e Waldomiro Vergueiro são apenas alguns cujos livros de estudo sobre a arte sequencial encontra-se disponível no estande. A quem se interessa pela composição de obras literárias ainda encontra no estande outros títulos voltados para o estudo literário.
 
Com o final de semana se aproximando, o movimento nos arredores do Rio Centro tende a estar consideravelmente maior que os dias anteriores, mas, ainda assim, é uma visita que compensa bastante, especialmente àqueles que estão iniciando sua jornada enquanto leitores  e os responsáveis por guia-los nesse processo.

Nenhum comentário: