quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Uma Valente Trilogia

Por Gabriel Guimarães


No último mês de dezembro, foram lançados pela editora Panini os três primeiros volumes das coletâneas de tirinhas do personagem "Valente", criado pelo mineiro Vitor Caffagi em setembro de 2010. Centrado nas desventuras amorosas de um jovem em meio ao seu período de amadurecimento e aprendizado sobre a vida, as tiras trazem em si muito da essência do trabalho do autor, que lida de forma delicada com as nuances emocionais dos personagens com que trabalha, algo facilmente discernível em seus outros projetos como as tiras "Puny Parker" (que já foram comentadas aqui no blog antes) e seu recente trabalho em parceria com sua talentosa irmã e habilidosa quadrinista Luciana Caffagi para os estúdios MSP.
 
Vitor Caffagi, autografando o mais
recente volume de sua coletânea de tiras
Tendo os dois primeiros volumes de "Valente" sido lançados anteriormente por meios independentes, a editora Panini chegou a um acordo com o autor para a republicação desses dois materiais prévios e os direitos para o lançamento do terceiro volume já com a logomarca da editora. Mantendo o formato horizontal original, a história conseguiu manter sua fluidez narrativa e ainda dispor de uma seção posterior às tiras com algumas artes feitas por desenhistas convidados.
 
O terceiro volume das coletâneas, "Valente por Opção", teve um primeiro contato com os leitores que estiveram presentes na Feira Internacional de Quadrinhos, em Belo Horizonte, no segundo semestre do ano passado, mas apenas chegou às livrarias e pontos de venda ao redor do país no meio de dezembro. Dispondo de uma rede de distribuição à qual poucas editoras de revistas tem igual acesso dentro do Brasil, a Panini permite, assim, que o material de Vitor possa alcançar novos públicos que outrora não tinham conhecimento sobre ele. Isso se dá em momento extremamente oportuno, considerando sua recente popularidade advinda do seu trabalho na Graphic MSP "Turma da Mônica - Laços", que também já está confirmada para ter uma continuação a ser lançada entre 2014 e 2015.
 
Cena do primeiro volume das coletâneas, "Valente Para Sempre"
Boneco feito a partir
do personagem de Vitor,
ainda sem data para seu
lançamento oficial
A conquista do mercado de quadrinhos realizada por Vitor é um feito de grande valor para os autores nacionais e para os admiradores da arte sequencial como um todo. Com um início de carreira modesto, porém muita determinação, o quadrinista mineiro conseguiu espaço em uma indústria cujo foco se encontrava quase majoritariamente voltado para a produção de nona arte no exterior. Estando presente nos eventos de quadrinhos que ocorreram nos últimos anos e promovendo seu trabalho através das redes sociais e da publicação independente, Vitor tem sido um dos quadrinistas que têm quebrado as barreiras das limitações culturais que encontramos no Brasil e atraído merecida atenção para seu belo trabalho, promovendo em igual nível a divulgação de material inédito produzido dentro do próprio país.
 
Parte do selo editorial "Pandamônio", que também conta com a participação de sua irmã e dos quadrinistas Paulo Crumbim e Cristina Eiko, do site "Quadrinhos A2", do ilustrador Leonardo Finnochi e do escritor Liber Paz, entre muitos outros altamente talentosos quadrinistas, Vitor tem se tornado um rosto bastante presente no panorama dos quadrinhos atuais e tende a desempenhar ainda um papel de grande importância no cenário dos quadrinhos nacionais. Que sua valentia continue a lhe render o devido reconhecimento e possibilite ao mercado dispor de cada vez mais de sua tocante produção na arte sequencial. Para quem tiver interesse, o site onde ele posta suas tirinhas pode ser acessado no link aqui. A visita lá certamente proporcionará uma experiência altamente valorosa.
 
 

3 comentários:

Sávio Christi disse...

Mano Gabriel, vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-lo a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/SavioChristiDesenhistaDivulgacao.

Bem, abraços e até mais então!

João Ferreira disse...

Sem dúvida um dos maiores talentos atuais no ramo das HQ's nacionais. Virei fã desse cara e tô acompanhando a trajetória dele. Tem tudo pra se tornar referência aqui dentro! Sobre a trilogia "Valente", fiquei sabendo através do podcast MRG e já estou me preparando para adquiri-las. hehehe Tem tempo que não entro aqui no seu blog. A qualidade continua ótima! Abraços, Gabriel!

GG disse...

Na verdade, já havia tempo demais desde nossa última postagem, João. Estamos tentando reverter isso para que esse ano seja bastante produtivo em número de matérias e novos amigos e parceiros. O Quadrinhos Pra Quem Gosta fica feliz de tê-lo aqui de volta. =)

Obrigado pelo elogio, Sávio! Esperamos que esteja gostando d blog.