segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Um Castelinho Para Tezuka

Por Gabriel Guimarães


Foi inaugurada, em 17 de dezembro de 2013, a exposição "Tezuka, o Rei do Mangá", no Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho, mais popularmente conhecido como o Castelinho, entre os bairros do Flamengo e do Largo do Machado, no Rio de Janeiro. Contando um pouco do processo artístico do animador e quadrinista japonês Osamu Tezuka, responsável por revolucionar a narrativa gráfica tanto no seu formato impresso como na sua composição audiovisual, a exposição traz para o público brasileiro um pouco dos conceitos que o autor trazia de mais importantes em sua formação enquanto artista profissional.

Tezuka desenhado junto de seus carismáticos personagens
Tendo sido o criador de muitas das grandes obras que se tornariam clássicas do estilo mangá, o trabalho de Tezuka criou os alicerces no qual quase toda a produção posterior de histórias em quadrinhos se baseou nas décadas seguintes no Japão, apresentando boa dinâmica gráfica, estudos detalhados de texturização e tramas com personagens profundamente humanos, ainda que muitos fossem máquinas, como é o caso de seu jovem Astroboy e de Michi, protagonista de sua história de ficção científica "Metrópolis". Dedicando-se a aproximar o leitor das histórias que apresentava, Tezuka trabalhou temas como preconceito, dependência tecnológica, responsabilidade e identidade com grande propriedade, tornando-se um pioneiro na abordagem de alguns desses temas.


Trecho de uma das entrevistas disponíveis
A exposição, que vai até o final de março, apresenta ainda uma série de curtas experimentais produzidos por Tezuka no terceiro andar do prédio e, também, duas entrevistas dadas pelo autor acerca de sua carreira na animação japonesa. Dispondo de tempo para assistir todos, o visitante sai de lá com uma boa perspectiva dos elementos mais importantes para o grande quadrinista japonês e ainda tem a oportunidade de conhecer um pouco mais de sua história de vida e de seu papel para todo a indústria de animação japonesa, em franca expansão há décadas.


A entrada do evento é gratuita e ele está aberto à visitação de terça a domingo, das 10 às 18 horas. O programa, ainda que mais focado na veia de animação de Tezuka, é um evento bastante interessante e recomendado também para os fãs da arte sequencial, para que possam conhecer um pouco mais de um dos grandes mestres desse meio, que faleceu em 1989, mas cujo trabalho continua pertinente e em voga até os dias de hoje.


2 comentários:

Sávio Christi disse...

Mano Gabriel, vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-la a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/SavioChristiDesenhistaDivulgacao.

Bem, abraços e até mais então!

Jerri Dias disse...

Oi, tudo bem?

Estamos nos últimos dias de captação da graphic novel DIONÍSIO no Catarse (o projeto fica no ar até a meia-noite do dia 30 de junho) e já conseguimos arrecadar 73% do valor. Para conseguirmos o restante do valor estamos solicitando divulgação em páginas, blogs e sites relacionados à nossa obra.

Segue texto para divulgação:

----------------------

DIONÍSIO é uma graphic novel que mistura mitologia grega com o gênero do horror e tem um visual realista e cinematográfico de encher os olhos!

Sinopse

O grupo Penteu de dança-teatro vem da Grécia se apresentar em um festival de artes cênicas e traz consigo algo mais que um grandioso espetáculo. Adriano Ferri, um detetive particular e sua amiga Marcela, uma dançarina, acabam envoltos em uma trama onde irão descobrir que alguns mitos podem ser reais.

Os autores Jerri Dias e Pedro Zimmermann são roteiristas, diretores e criadores da minissérie de ficção científica OXIGÊNIO exibida na RBS TV, entre outras curtas do gênero fantástico.

Clique http://catarse.me/pt/dionisio3d , assista o trailer, a apresentação e descubra como receber a obra e ótimas recompensas direto em sua casa partir de R$ 10,00!

A obra impressa terá 100 páginas coloridas em papel couchet.

Prazo para investimento: meia-noite do dia 30 de junho.

---------------

E caso role alguma divulgação, entre em contato para qualquer dúvida ou para obter imagens.

Abraço e muito obrigado.

Jerri

P.S. – Caso o projeto seja divulgado em seu blog ou site, por favor, nos informe, que caso ele seja aprovado, gostaríamos de lhe dar um exemplar de Dionísio como agradecimento.

E se possível, retorne o contato pelo e-mail jerridias@hotmail.com