quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Uma Volta no Circuito Carioca de Quadrinhos

Por Gabriel Guimarães




A manhã desta quinta-feira (04/09) trouxe para a cidade do Rio de Janeiro não apenas uma chuva oscilante que se dissipou por volta do meio-dia, mas proporcionou o início de mais um evento dedicado à paixão pela nona arte, o "HQ-Rio". Organizado pelo professor Carlos de Hollanda em parceria com a universidade Cândido Mendes, em Ipanema, o evento propõe uma nova abertura para a discussão dos quadrinhos no ambiente acadêmico, promovendo o curso de Pós-graduação em Arte Sequencial que tem previsão para ter início no sábado dia 20 de setembro de 2014. Aos interessados em ingressar no curso, sua proposta pode ser encontrada no blog de Hollanda, cujo link encontra-se aqui.

A fim de apresentar as diferentes faces do mercado de quadrinhos, o evento exibe uma amostra com material selecionado de artistas como o também professor Ricardo Leite logo na entrada do sexto andar do edifício, onde o evento está sendo realizado. Com material em preto e branco e colorido, é possível observar o uso da cor como recurso gráfico tanto quando bem aplicada ou quando ausente. Há, ainda, uma ala dedicada ao comércio de revistas antigas tanto nacionais como importadas pelo grupo "Empório do Tempo", representado por Carlos Arafatt e Sérgio Lima. Com pequenas memorabílias de outros eventos como a Rio Comicon de 2010 (cuja cobertura foi realizada integralmente aqui no blog) e salões de humor e quadrinhos, o espaço dedicado a este segmento oferece uma experiência agradável e as histórias por trás de cada item certamente compensam uma visita.

A revista "Potencial Invisível"
é um bom exemplo do uso antropológico
que os quadrinhos podem possuir
Lado a lado com as revistas e álbuns de novela gráfica clássicos, há um espaço dedicado para os autores independentes, que, no primeiro dia, foram Luciano Cunha e Letícia Leão. O primeiro é o autor do quadrinho "O Doutrinador", lançado inicialmente de forma digital por meio do Facebook a partir de abril de 2013, com as páginas sendo publicadas de forma periódica ao longo do tempo no perfil do desenhista e, posteriormente, na fanpage da própria história. Tendo tido contato com a arte gráfica desde os 16 anos, quando trabalhou com Ziraldo, Luciano cresceu como artista no segmento de propaganda e marketing até tornar a lidar profissionalmente com quadrinhos alguns anos atrás, para atender pedidos específicos da editora Abril para algumas de suas revistas ligadas à prática de esportes e vida social ativa, como a "Fluir". Uma vez de volta à arte sequencial, ele se viu muito realizado com a autopublicação de seu primeiro material autoral e pretende dar sequência ao projeto no futuro. Aos interessados em conferir seu trabalho, ele continua postando novas páginas de sua história no Facebook (o link pode ser encontrado aqui). Letícia Leão, junto de seu colega Emanuel Morais, que não pode estar presente, produziu uma revista independente como projeto antropológico para a PUC-RJ sob a orientação dos professores Miguel Carvalho, Gabriel Leitão e Cláudia Bolshaw, narrando a história de quatro ex-moradores de rua acolhidos pela ASAB (Associação Solidários Amigos de Betânia). "Potencial Invisível", como a revista foi intitulada, apresenta uma proposta instigante sobre o olhar que é dado sobre as pessoas ao longo de seu momento de maior necessidade e compreende uma abordagem da narrativa gráfica extremamente interessante pelo seu potencial enquanto ferramenta social.
O personagem de Luciano Cunha, "O Doutrinador" foi um dos
grandes destaques do espaço independente

A pequena réplica do personagem Groot tende
a ser um dos itens mais cobiçados do evento
no estande da "Movie-se"
No corredor que dá no auditório onde serão realizados debates sobre a nona arte, há três estandes de venda de objetos de decoração e de beleza com a temática nerd. "Mari. C" é uma loja virtual desde 2006 com especialidade em pingentes, administrada pela carioca Mariana, enquanto "Movie-se" compreende objetos com temática nerd em geral, como peças customizadas de Playmobile no modelo "Game of Thrones", além de camisas, canecas e quadros. O terceiro estande, da "NanePanda", pertence a Elaine, que organiza todo segundo sábado do mês o evento "El Bazzar", no Colégio ICE, no bairro do Flamengo, onde uma ampla comunidade de empreendedoras na customização de peças de roupa. Especializada em cordões de acrílico, o estande tende a agradar muito o público feminino do evento pelo cuidado aos detalhes em cada peça. Os links para as páginas destes três estandes podem ser encontrados aqui, aqui e aqui, respectivamente.


A entrada do evento é de R$ 3,00, destinados Hospital do Câncer do Rio de Janeiro. É possível ainda dar um quilo de alimento não perecível no lugar do valor do ingresso, que permite ao visitante conferir tudo que o evento oferece. Ao final deste primeiro dia e amanhã, dia 5 de setembro de 2014, ainda ocorrerão as já mencionadas palestras focadas na nona arte, com a participação de profissionais como o ilustrador Diego de Almeida, diretor da Black Fox Studios, o jornalista Carlos Amorim, do Jornal dos Sports, e Hamilton Kabuna, um dos quadrinistas responsáveis pela Capa Comics. O evento vai durar até este sábado, quando contará com uma série de palestras ao longo de todo o dia até seu encerramento às 17h30. Não deixem de conferir!

Nenhum comentário: