sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

ComiCon XPerience: DIA 2

Por Gabriel Guimarães


Com um movimento ainda maior que aquele de sua abertura, a ComiCon XPerience contou com um grande volume de visitantes e ofertas que marcaram de forma determinante o desenrolar do seu segundo dia. Com muitas atividades relacionadas aos quadrinhos, desde palestra com o editor Sidney Gusman acerca dos elementos que constituem um editor profissional, comentando os entraves que encontrou ao longo de sua muito bem sucedida carreira, até filas para se conseguir o autógrafo de autores nacionais e estrangeiros, os admiradores da arte sequencial foram bastante prestigiados e puderam conferir o imenso pavilhão com seus muitos estandes de forma muito agradável. Enquanto alguns como a Comix recebiam o americano Don Rosa e o brasileiro Ariel Olivetti para autografarem seus materiais, outros como o Omelete receberam convidados igualmente queridos do público da indústria de entretenimento brasileira, como Wendell Bezerra, o dublador do personagem Goku da série "Dragon Ball", e as equipes dos canais de Youtube "Porta dos Fundos" e "Mundo Canibal".
Daniel Esteves autografando uma de suas
edições no evento
O setor dedicado aos quadrinistas nacionais, ainda, teve grande destaque no dia, recebendo muitos fãs, que aguardaram de forma paciente e ordenada para falar com os autores presentes. Com igual disposição, os artistas conversaram e assinaram suas publicações mais recentes, a ponto de alguns mais requisitados precisarem até descansar as mãos de tempos em tempos. Publicações independentes tiveram bom espaço, também, com belas edições como "Justiça Sideral", que começou como webcomic de Deyvison Manes e Netho Diaz, "Morphine", de Mário Cau, e "São Paulo dos Mortos", de Daniel Esteves e Laudo Ferreira; além de edições de autores recentes no mercado como "Klaus", do jovem Felipe Nunes, pela Balão Editorial, e "Logan Para Ler no Sofá", de Flávio Soares, pela Jupati Books (este último já comentado aqui no blog antes). O estande dos Studios Chiaroscuro, fundado há cerca de um ano por Ivan Freitas da Costa e Joe Prado, trouxe ainda muitos artistas como os desenhistas Eddy Barrows e José Luíz García López, o arte-finalista Éber Ferreira e o colorista Rod Reis, atraindo muito interesse do público. 
O estande da Panini, ainda, atraiu muitas pessoas com descontos interessantes e alguns lançamentos aguardados, como o primeiro número da série do "Miracleman", de Mick Anglo e Don Lawrence, clássico que chega de forma íntegra e serializada ao Brasil pela primeira vez, além do já citado ontem "Astronauta: Singularidade", mais novo volume das Graphic MSP, feito por Danilo Beyruth e Cris Peter. A Comix, por sua vez, contou com lançamento simultâneo com o estande da editora JBC, do título "All You Need Is Kill", mangá da dupla coreana Hiroshi Sakurazaka e Yoshitoshi Abe.

Figura do Batman da série de 1966
no estande da Hot Toys
Estandes com outros núcleos além dos quadrinhos também foram destaques, como o da Disney com um setor dedicado a tratar do universo de Star Wars, o da editora Leya, com livros em desconto e uma das réplicas disponíveis do trono da série "Game of Thrones", de George R. R. Martin e o da empresa Hot Toys, com estande oficial pela primeira vez na América Latina, e com itens espetaculares em termos de acabamento e diversidade de temas transformados em estatuetas de luxo. Destaque especial para as duas armaduras em escala 1:1 dos cavaleiros de ouro do mangá criado por Masami Kurumada. O evento como um todo tem muito que oferecer pela frente e o final de semana já dá sinais de que #VaiSerÉpico. Aguardem!

Nenhum comentário: