sábado, 6 de dezembro de 2014

ComiCon XPerience: DIA 3

Por Gabriel Guimarães




Conforme se esperava, o terceiro dia da ComiCon XPerience foi o mais especial até o momento. Com a aguardada presença de Maurício de Sousa, o evento aumentou o grau de proporção dos elementos que compunham os estandes e os painéis. O que estava sendo realizado em grande escala, ficou ainda maior, e o público que já era volumoso se multiplicou consideravelmente. Para administrar tanto, o evento apresentou alguns pequenos deslizes no que diz respeito ao acesso para quem chegava para conferir o pavilhão, carecendo de certas doses de paciência para encarar as constantes filas. Em contrapartida, o dia foi pleno de oportunidades para o público se conhecer melhor e ver algumas de suas grandes paixões ganharem vida em réplicas ou figurinos minuciosamente trabalhados pelo público de cosplayers.

NOTA: Apesar dos pormenores, vale destacar que os organizadores priorizaram o bom senso em relação ao lucro puro e simples para esse dia do evento, uma vez que restringiram o acesso ao São Paulo Expo para 25 mil pessoas, mesmo com uma capacidade oficial de 40 mil - dessa forma, o público presente não estaria enclausurado em um espaço lotado e as pessoas puderam caminhar entre os estandes e conversar com expositores e autores com maior tranquilidade. Poucos teriam tido esse cuidado com o valor da experiência dos visitantes, colocando, pelo contrário, como mais importante os rendimentos financeiros do projeto. Um agradecimento oficial é o mínimo que estes profissionais merecem pela boa administração desse fator.

Jovem Nerd tirando fotos com o público
Em um dia onde dois dos maiores portais de notícias e entretenimento do Brasil na internet finalmente se encontraram, o grupo de profissionais do Omelete e do Jovem Nerd provocaram grandes emoções nos seus muitos fãs. Recebendo o público com bom humor e descontração, Marcelo Forlani, Eduardo Borgo, Alexandre Ottoni e Deivi Pazos interagiram o dia inteiro com os fãs desde os corredores até o painel onde foram discutidas as expectativas para o próximo filme da série Star Wars. Tal como os demais paineis deste dia, entre os quais figuraram as próximas novidades da editora Marvel para o cinema com direito a vídeo direto para a CCXP gravado pelo diretor e roteirista Joss Whedon, a lotação do auditório foi praxe.

O estande de Star Wars também foi destaque com cosplays e réplicas perfeitas
Durante o painel da Marvel, um fã brasileiro conquistou, ainda, uma premiação desejada por todos os presentes - ao acertar todas as gemas do Infinito utilizadas por Thanos para enfrentar os heróis da editora nos quadrinhos, este ganhou uma viagem para a premiére do filme "Os Vingadores 2 - A Era de Ultron" em Londres, além de contar com o acesso para conhecer todo o elenco de frente. Outras atividades também ganharam destaque, como a oficina de roteiro com o americano Scott Snyder e um panorama do trabalho editorial com histórias em quadrinhos no Brasil com Sidney Gusman, além de um debate muito interessante realizado no estande da editora JBC com Guilherme Kroll, Cassius Medauer e Fabiano Denardin acerca da publicação de mangás no país.

Maurício recebe placa comemorativa
Entretanto, um dos grandes assuntos do dia foi a homenagem ao quadrinista Maurício de Sousa, que chegou incógnito ao evento com uma máscara de Coringa e apenas se revelou no momento em que foi requisitado. Tendo colaborado com parte fundamental para a história da arte sequencial brasileira, Maurício teve ainda a oportunidade de ver o público criar filas enormes para adquirir os recentes lançamentos da série Graphic MSP com seus personagens de tantas décadas. Danilo Beyruth, Cris Peter, Eduardo Damasceno, Lu  e Vitor Caffagi e Gustavo Duarte, dentre os já publicados autores nessa linha, estiveram presentes para autografar as edições levadas pelo público, que também já teve a oportunidade de conhecer os autores que estarão lançando os volumes seguintes dos personagens de Maurício, como Paulo Crumbim (que fará o "Penadinho" juntamente com sua esposa Cristina Eiko) e Roger Cruz (que substituiu Greg Tocchini na arte da "Turma da Mata").

O evento teve algumas notas negativas em termos de visitantes que pareciam alheios a normas de bom convívio e educação em sociedade, algo que não havia sido tão observado nos dias anteriores, entretanto, esse elemento é quase uma nota de rodapé em meio aos tantos elogios e bons momentos apresentados ao público verdadeiramente dedicado que lá esteve presente. Afinal de contas, #EstáSendoÉpico

Nenhum comentário: