domingo, 7 de dezembro de 2014

ComiCon XPerience: DIA 4

Por Gabriel Guimarães


Estande imenso dedicado ao épico escrito por J.R.R.Tolkien
O último dia da ComiCon XPerience iniciou bem cedo suas atividades. Com fila quilométrica de pessoas para conferir a pré-estreia do terceiro filme do épico da Terra Média "O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos" e uma conversa exclusiva com o ator Richard Armitage, que interpreta o valente personagem Thorin Escudo de Carvalho, que começa a ser corrompido pelo poder sobre a montanha de seus ancestrais. Durante a execução dessa conversa e exibição ocorreram alguns problemas quanto à informação disponibilizada acerca do número de assentos disponíveis para o público. Conturbados, alguns fãs se sentiram desorientados, porém, a maioria demonstrou compreensão com o ineditismo do modelo de evento que está sendo realizado e procurou opinar com os voluntários sobre como a experiência poderia ser melhor conduzida nesse âmbito individual.


Uma amostra de que esses comentários estavam sendo levados a sério foi a mudança na organização dos ingressos de entrada para o pavilhão. Ainda que também encontrasse alguns problemas, a situação daqueles que estavam com o ingresso online adquirido em mãos puderam encarar uma fila bem mais ágil em relação ao dia anterior. Em contrapartida, aqueles que já estavam com o ingresso físico em mãos tiveram que esperar do lado de fora por tempo demasiadamente longo. Ainda que esse trabalho tenha sido ineficaz em termos gerais para autorizar a entrada do público, os organizadores do evento e responsáveis por esse serviço demonstram estar atentos aos visitantes e suas queixas, a fim de verdadeiramente aprimorar a experiência de todos os amantes da cultura nerd internacional.

Na área dos artistas, muitos quadrinhos independentes ganharam destaque, como "O Caminho", de Roberto Souza; "Justiça Sideral", de Deyvison Manes e Netho Diaz; "2X10" de Sam Hart e Will Sideralman; e "Pátria Armada", de Klebs Junior. No estande da editora Jupati, ainda foram lançados os livros  "Magias e Barbaridades - O Tomo de Edmund", de Fabio Cicconel, e "Logan Para Ler no Sofá", de Flávio Soares. Os autores de todo esse material estiveram presentes e autografaram várias edições para os visitantes interessados em conferi-los. Outros autores aproveitaram ainda o ambiente especializado para entregar seu conteúdo financiado pelos portais de crowdfunding àqueles que participaram do processo de captação do investimento necessário para a impressão de suas respectivas obras.

Deyvison Manes e Netho Diaz apresentaram em um estilo muito bem
acabado a primeira história impressa de sua webcomic "Justiça Sideral"

"A Ilha Proibida" foi um jogos que a Devir
convidou o público para jogar e conferir
No estande do curso Meliés, foi disponibilizado para as pessoas testarem o óculos de realidade virtual que tem atraído o interesse de muitos gamers ao redor do mundo. Com uma simulação de montanha russa, mesmo quando as pessoas estavam paradas, a sensação de movimento as fazia reagir de acordo com os estímulos do dispositivo, rendendo boas risadas. O estande da Devir contou também com jogos de tabuleiro novos da empresa, sendo disponibilizados para os visitantes poderem participar e conhecer um pouco mais da sua dinâmica. Com a recente procura por novos jogos de tabuleiro, o mercado tem se mostrado mais aberto aos novos títulos que unem a temática do clássico Role Playing Game com jogos clássicos.

Infelizmente, o dia foi terminando e com ele, se encerrou a primeira edição da ComiCon XPerience. Tendo oferecido ao público tantos momentos bacanas de interação com os profissionais e o conteúdo que tanto admiram, o evento foi um tremendo sucesso e, se Deus quiser, será o estandarte para marcar o início de uma nova fase da percepção do mercado sobre o interesse do público brasileiro nos conteúdos midiáticos nerds. Àqueles que puderam conferir o evento neste último dia, resta agora a saudade (que, porém, já conta com data certa para ser saciada - 3 a 6 de dezembro de 2015) e a certeza de que, em meio a tantos problemas vividos no Brasil, foi possível viver quatro dias de muita ação e diversão com pessoas interessantes e profissionais dedicados, algo que gerou incontáveis boas experiências para serem sempre lembradas. Encerro, então, a cobertura do evento com grande satisfação e nenhuma dúvida de que tudo que foi vivido na CCXP 2014 #FoiÉpico.
  

Nenhum comentário: