quinta-feira, 10 de setembro de 2015

XVII Bienal - Oito Capítulos de Paixão Literária

Por Gabriel Guimarães




"Quando Tudo Começou" é mais um livro entre os bons lançamentos
da Nemo em 2015 e que chegou ao mercado durante a Bienal
No oitavo dia da XVII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro, o dia foi de movimento moderado, em essência. Fora das excursões escolares, o público mais dedicado que esteve presente nos Pavilhões do Rio Centro foram com objetivos previamente traçados, como conferir a sessão de autógrafos da autora Bruna Vieira e da quadrinista Lu Cafaggi no estande do Grupo Autêntica, pelo qual publicaram sua parceria, o livro recém-lançado "Quando Tudo Começou". Focando em experiências pessoais de Vieira durante sua juventude e ilustrado com a sensibilidade característica do trabalho da desenhista mineira, a obra apresenta com leveza certos dilemas vivenciados por muitas jovens durante sua fase de mocidade e é certamente um exemplar que vale a pena ser conferido.

Outro evento que atraiu muitos leitores foi o debate com os autores Eduardo Spohr e Bráulio Tavares acerca da narrativa no gênero da literatura fantástica, realizado no espaço Cubovoxes. Tal qual foi feito com o autor Jeff Kinney, o evento foi gravado e transmitido via Periscope ao vivo, e pode ser conferido ainda neste link aqui.

Bráulio Tavares e Eduardo Spohr no Cubovoxes
Alguns estandes, ainda, trouxeram material de arte sequencial interessante, como foi o caso da Livraria Francesa, que contou com peças de "Tintin", de Hergé, e "Asterix", de René Goscinny e Albert Uderzo, em sua língua original. O acabamento privilegiado, característica já do mercado de quadrinhos francês, só não foi mais admirado por conta do preço elevado do material em função da valorização do Euro diante da fase delicada da economia brasileira. O que poderia ser uma oportunidade de conferir artigos de grande qualidade e valor cultural acaba se tornando um luxo que precisa ser avaliado várias vezes antes de se adquirir, infelizmente. Ainda assim, uma visita ao estande recompensa por ver a bela forma como a bandé desinée é encarada nos mercados de além do oceano.

Em contrapartida, uma iniciativa muito bacana que tem rolado a Bienal toda foi a do estande da Sextante, que, em meio à moda recente dos livros de colorir, disponibilizou um espaço para visitantes de todas as idades saírem pintando imagens que vão desde as páginas de revistas às paredes de um quarto montado especificamente para o evento, com imagens dos personagens de Maurício de Sousa e elementos ornamentais. Com esse viés, a editora também lançou mais duas edições da Turma da Mônica e da Tina com essa proposta, que podem ser conferidos no estande.

Amanhã, começa, de fato, a reta final, de mais essa edição da Bienal, mas o evento ainda certamente reserva grandes experiências nos dias por vir. Nos vemos lá!

Nenhum comentário: