quarta-feira, 9 de setembro de 2015

XVII Bienal - Sete Dias de Jornada

Por Gabriel Guimarães


O sétimo dia da XVII edição da Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro foi um dia majoritariamente dedicado aos alunos de colégios em excursão nos três Pavilhões do evento. Aproveitando muitas ofertas nos corredores e estandes laranjas, o público infantil se sentiu prestigiado, podendo ainda conferir a exposição em homenagem aos 80 anos do quadrinista Maurício de Sousa. Com exemplares de amostra dos lançamentos recentes protagonizados pelos personagens da Turma da Mônica, Astronauta, Horácio, entre as muitas criações do desenhista paulistano, a exposição ofereceu aos jovens a oportunidade de conhecer mais das raízes do desenhista e suas novas empreitadas no mercado, como a "Turma da Mônica Jovem" reinterpretando a clássica lenda de Troia, em volume trabalhado todo em cordel e publicado pela editora Melhoramentos.


Editoras, ainda, como a L&PM ofereceu títulos no formato pocket de personagens clássicos, como "Recruta Zero", de Mort Walker, "Hagar, O Terrível", de Dick Browne, e "Radicci", do brasileiro Iotti; e adaptações de clássicos da literatura para o estilo mangá, como "Os Irmãos Karamazov", de Fiódor Dostoiévski, e "A Interpretação de Sonhos", do psiquiatra Sigmund Freud; além de livros e mangás de forte apelo ao público de jovens adultos, como "Além do Tempo e Mais um Dia", da brasileira Lu Piras, e "Solanin", de Inio Asano (obra esta que já comentamos aqui no blog antes).

Outro estande interessante foi o da editora Zahar, disposto em um palanque de altura maior que os demais, com uma área interna para leitura, e com muitas obras de fantasia relançadas em formato mais cuidadoso, além de também contarem com versões pocket, como as clássicas obras de Alexandre Dumas e Edgar Rice Burroughs. Quase em frente a esse estande, a editora Leya disponibilizou o trono de ferro da série televisiva "Game of Thrones", baseada nos livros do escritor George R. R. Martin, o que cativou a atenção dos jovens estudantes, que fizeram fila para tirar fotos sentados na réplica.

Com o término da primeira semana de evento, a Bienal começa a se direcionar para o encerramento neste final de semana, mas certamente ainda há o que conferir no Rio Centro, palco dessas grandes experiências dos últimos dias. Até lá, #PartiuBienal!

Nenhum comentário: