quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

ComiCon XPerience 2: Dia 1

Por Gabriel Guimarães


Hoje teve início, no Pavilhão da São Paulo Expo, a segunda edição da ComiCon XPerience, com proposta de levar um pouco mais além os resultados obtidos no evento do ano passado, quando cerca de 97.000 pessoas estiveram presentes, conferindo palestras, a área de artistas dos quadrinhos, oficinas com profissionais do mercado editorial, estandes de grandes empresas, editoras e lojas. Com previsão este ano para números ainda mais expressivos, o evento foi organizado de forma mais sistemática, dedicando cada setor a áreas específicas da indústria de entretenimento e da cultura pop. Música, games, quadrinhos, colecionáveis, cinema, televisão e literatura, todos, tiveram espaço, com estandes apinhados de ávidos f'ãs.

Iron Studios foi um dos grandes destaques do evento, tal como
todo o segmento de colecionáveis
O primeiro item que recebe os visitantes é uma mesa de DJ montada bem de frente para a entrada, e que ficou responsável por dar clima de festa ao evento. Ao passar pelas catracas, logo se percebe a simpática figura do cavaleiro criado pelos irmãos Marcos e Mateus Castro no game "A Lenda do Herói", em uma estátua de tamanho real que indica a área onde o estande dos vloggers está localizado. Seguindo em frente, o estande que rapidamente captura a atenção é o referente ao conteúdo da Iron Studios. Com uma réplica do conflito entre os personagens Hulk e Homem de Ferro, este em sua armadura aprimorada, do filme "Vingadores 2 - A Era de Ultron" (que fizemos análise aqui no blog), o preciosismo com os detalhes é impressionante. Esse mesmo esmero é notável nas demais estatuetas do estande, que abordam, desde temas relacionados aos quadrinhos quanto itens vindos de filmes, séries e games. Este ano, contudo, as lojas com conteúdo dedicado ao público colecionador não esteve concentrado em apenas uma quantidade pequena de estandes, mas tiveram o reforço de exponentes no mercado pop brasileiro, como foi o caso da Nerdstore, do grupo Jovem Nerd, e de outros empreendimentos, como a Pizzi Toys, a Bandai, a Legião Nerd, além de estandes dedicados a universos específicos, como foi o caso da Star Wars Store.

Tiveram muitos
cosplayers inspirados
O público, contudo, não deixou para menos e houve muitos cosplayers cuja montagem de visual era extremamente bem acabado, se aproximando da qualidade de realismo de muitos dos colecionáveis. Simulando personagens advindos da televisão, como a interpretação do ator Matt Smith para o seriado de ficção científica "Doctor Who", do cinema, como a Tristeza, do filme "DivertidaMente", e dos quadrinhos, com a dupla Coringa e Arlequina sendo a mais comumente encontrada, os trajes estavam espetaculares. Utilizando tanto peças de roupa e equipamentos característicos, um rapaz ainda replicou quase com exatidão a nova caracterização do personagem Arqueiro Verde no seriado "Arrow", acompanhado, curiosa mas previsivelmente, de um pequeno garoto trajado de Flash nos mesmos moldes do seriado que dialoga com o do Arqueiro. A personagem Saori, dos "Cavaleiros do Zodíaco" também foi representada por várias moças, atraindo olhares admirados de fãs diante dos objetos dedicados a este universo de personagens presentes na já citada Bandai.

O editor Érico Assis (à esquerda) mediou a masterclass
do desenhista Scott McCloud (à direita)
Da parte da arte sequencial, convidados ilustres como o artista e estudioso da mídia Scott McCloud e o premiado roteirista Mark Waid marcaram presença em masterclasses de imensa qualidade. Enquanto o primeiro apresentou os bastidores de sua nova obra, "O Escultor", lançamento inédito aqui no Brasil pela editora Marsupial, aplicando algumas de suas concepções consagradas das ferramentas expressivas da linguagem dos quadrinhos em seu próprio trabalho; o roteirista buscou introduzir à plateia as noções básicas do roteiro de uma revista de super-heróis, material com o qual está habituado a trabalhar com sucesso pelas últimas décadas, à exemplo de seu legado em personagens como Flash e Capitão América. Durante esta segunda oficina, ocorreu um problema com o gerador do centro de convenções, que precisou ser trocado por risco de sobrecarga. Outro fato que vale destacar foi o alto som vindo do auditório em diagonal daquele onde estavam ocorrendo as masterclasses, em função da reforma extraordinária pela qual esse ambiente passou, uma vez que era nele que costumavam ser realizados os painéis de maior identificação por parte do público. Enquanto, ano passado, as atividades nesse auditório ocorriam em uma sala de dimensões vastas, mas que dependiam dos telões para as pessoas do fundo poderem tentar ver algo do que ocorria no palco, os organizadores do evento buscaram aprimorar o serviço disposto ao público e firmaram parceria com a rede de cinemas Cinemark para repaginar todo o espaço e construir uma sala de cinema de grande proporção e de qualidade virtualmente igual àquelas mais disputadas nos shopping centers. Apesar de esta mudança ser de enorme qualidade e receber com bons olhos a atenção da maioria dos visitantes, o alcance do som e os efeitos de sua reverberação ainda precisam ser observados posteriormente para garantir a todos os presentes nas atividades dos quatro auditórios presentes uma condição igual de conforto, tranquilidade e zelo.

Mark Waid apresentou a base de um roteiro de história em
quadrinhos de super-heróis no modelo norte-americano

Na área dedicada aos artistas da nona arte, um dos destaques foi o trio Marcelo Bruzzesi, Rui Silveira e Rodrigo Fernandes, com seu recém-lançado "Syam", sobre um futuro distópico não tão distante cuja trama gira em torno da nova realidade dos transplantes de órgãos a partir do surgimento de uma doença dramática. Outra mesa com material inédito foi a do roteirista Deyvison Manes, com a segunda bela edição de "Justiça Sideral", dessa vez ilustrada por Thiago Ribeiro. O estande da editora JBC, todo decorado com a temática japonesa onde suas publicações costumam ser produzidas, trouxe ainda o desenhista Hiro Kyohara, do mangá "Another", série cuja base em prosa, escrita por Yukito Ayatsuji, foi lançada neste evento pela mesma editora. Outro lançamento de sucesso é o título "Blade - A Lâmina do Imortal", de Hiroaki Samura, que havia começado a ser publicado pela Conrad, mas cuja série fora interrompida pouco tempo depois, antes de ser concluída; agora, a JBC assume a responsabilidade de trazer a conclusão das histórias do protagonista Manji para os leitores brasileiros, tal qual tem conseguido fazer com histórias como "Eden - It's an Endless World!", de Hiroki Endo, lançada em iguais circunstâncias. Com uma ótima recepção ao público, os atendentes, também caracterizados nas tradições nipônicas, são um outro ponto positivo do estande.

O primeiro dia foi recheado de grandes experiências muito agradáveis, e foi uma forma bastante eficiente de indicar que, tal qual a edição da CCXP do ano passado, este ano, o evento novamente #VaiSerÉpico! Aguardem por novidades e acompanhem nossa cobertura direta do evento pelo nosso Instagram!

Nenhum comentário: